Pular para o conteúdo

4 Problemas de engajamento que atrapalham sua empresa

Você sabia que a maior dificuldade das empresas são os problemas de engajamento entre colaboradores e alta direção? 

A pesquisa anual sobre gestão de qualidade e certificação realizada pela Templum e ForLogic mostra exatamente isso. Em 2019, problemas de engajamento eram a dificuldade de 47.7% dos participantes, já em 2022, o número aumentou para 50.8%. 

O engajamento empresarial, nada mais é que, um envolvimento real de todos os colaboradores para atingir os objetivos propostos pela organização, independentemente de qual seja. 

No primeiro episódio do Certifica Cast, o podcast que simplifica o tecniquês do mundo empresarial, Igor Furniel e Dani Albuquerque trazem soluções aplicáveis para implementar no dia a dia da sua empresa e resolver o famoso e velho problema de falta de engajamento.  

Neste post reunimos os principais insights para você compreender quais são os problemas de engajamento, como analisar e solucioná-los com estratégias validadas com sucesso. Continue a leitura e comece a colocar em prática!

Problema de engajamento: não entendimento dos processos 

A lógica é bem simples: pessoas não engajam no que elas não conhecem ou não entendem.

Faça uma reflexão, será que todos os colaboradores sabem quais são os objetivos da sua empresa? Quais serão os caminhos para alcançá-los? Como cada um contribui para atingir a meta? Como será medido o desempenho e evolução? Quais serão os ganhos para a instituição e seus funcionários? Quais as consequências se os objetivos não forem alcançados? 

Se sua equipe tem as respostas para todas essas perguntas, parabéns! Você está no caminho certo para ter colaboradores mais atentos e envolvidos. Porém, se faltou alguma resposta, a comunicação não está eficiente. 

Dani Albuquerque afirma que a grande maioria das empresas não estão conseguindo manter o repertório de comunicação, em nível estratégico e operacional, em ambientes de trabalho remoto ou híbrido após o distanciamento causado pela pandemia. Isto porque as ferramentas utilizadas no presencial não funcionam no novo cenário. 

A solução para o primeiro problema de engajamento também é bem simples: faça com que todos da empresa tomem conhecimento e entendam as questões envolvidas na macro e micro esfera. 

Veja algumas ferramentas citadas para estabelecer uma comunicação clara e frequente:

  • Cartilhas informativas com pequenos textos;
  • Disparos de e-mails;
  • Chatbots interativos; 
  • Vídeos curtos e explicativos dos gestores;
  • Intranet corporativa; 
  • Mostre indicadores em tempo real;
  • Tenha periodicidade, rituais e rotina com o time para práticas de comunicação.

Problema de engajamento: medo de se expor 

O segundo problema de engajamento está diretamente ligado ao anterior. Quando a comunicação empresarial falha, o profissional não compreende o processo, fica sujeito a cometer erros e não os expõe por medo de como será visto pelos demais e de como irá impactar em sua carreira. 

Dani Albuquerque explica que essa situação envolve duas variáveis super importantes: nomenclatura e alto desempenho. 

O termo não conformidade utilizado dentro do sistema de gestão causa receio aos colaboradores por existir um mito de que assim estão assumindo os próprios erros e criando provas contra si mesmos. A alternativa sugerida é trocar a palavra por desvio, pois tira o foco da pessoa e direciona aos processos, tratando de forma mais leve. 

Sobre o segundo ponto, a auditora faz uma menção aos SEALs – equipe de choque dos Estados Unidos – que são referência de performance no mundo e avaliados em dois pilares principais, desempenho técnico e confiabilidade. Ou seja, eles só terão alto desempenho se forem bons e tiverem confiança no time e empresa que fazem parte. 

É extremamente essencial para evitar problemas de engajamento que os profissionais se sintam confortáveis para expor e trabalhar os desvios em grupo. Para isso, Igor Furniel recomenda encorajar, tratar os erros de forma natural, reconhecer os cases de sucesso e adotar badges para premiar, por exemplo, destaque do mês. 

Dica extra: leitura do livro “Um novo jeito de trabalhar: Ideias do Google que vão transformar sua maneira de viver e liderar”. 

Problema de engajamento: desvio da motivação

Será que sua equipe realmente sabe as motivações que justificam determinadas ações dos projetos? Ou será que eles apenas estão executando porque foi solicitado? Ou porque está faz parte de uma norma estabelecida?

Com certeza, o desvio da motivação é um dos problemas de engajamento mais comuns no sistema de gestão. E a causa mapeada é que, em geral, as justificativas são muito rasas, isoladas e temporais. 

Assim, quando não há proximidade real com a necessidade, as motivações tornam-se insustentáveis, afinal, ninguém dedica muito esforço para algo que não compreende a importância. 

A solução, apesar de parecer complexa, é capaz de mudar tudo: incorpore no DNA da empresa. Ao englobar os valores de cada etapa, sem expor informações ao risco e sem criar barreiras isolando os assuntos, você conquista uma equipe engajada nos pilares da empresa e um sistema de gestão de qualidade. 

Problema de engajamento: centralização da decisão

O quarto e último dos problemas de engajamento é quando existe a centralização, isto é, apenas uma pessoa delibera. 

Para conquistar uma equipe engajada, é fundamental que você inclua os colaboradores nos processos e nas tomadas de decisões. E para isso, existem algumas formas de descentralizar, como distribuir tarefas de forma organizada com prazos, metas e matriz de responsabilidade (o que cada um do time precisa fazer). 

Não tenha dúvidas, quando cada colaborador perceber que é parte da solução, que não existe um arquétipo do herói e que a missão é da empresa, certamente todos estarão mais envolvidos e mais fácil será de conseguir o engajamento.

Durante o podcast, Igor e Dani compartilham os principais problemas de engajamento que andam juntos de mãos dadas e que, provavelmente, estão atrapalhando a sua empresa. 

Se você deseja aprender mais sobre como analisar e soluções aplicáveis para resolvê-los, te convidamos a assistir na íntegra o primeiro episódio do Certifica Cast disponível clicando aqui!

 

Marcações: