Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Em uma auditoria externa, são analisados todos os processos existentes na organização. Neste momento são medidos o nível e a eficácia do sistema implementado. A auditoria é realizada na empresa com data marcada, com base numa lista de verificação que inclui todo o sistema de gestão do auditado.

A última etapa em uma auditoria de certificação é a reunião final onde determinados e eventuais pontos fortes e fracos constatados são expostos e relacionados em um relatório. Neste relatório devem constar tudo o que foi evidenciado na auditoria: Ações Corretivas, Não Conformidades Maiores, Não Conformidades Menores e Oportunidade de Melhoria.

O que significa cada um desses termos:

Ação Corretiva: Ação para eliminar a causa de uma não conformidade ou situação indesejada identificada;

Não Conformidade Maior: Quando um requisito inteiro da norma não é atendido, caracterizando uma falha sistêmica. Também poderão ser emitidas quando falhas existirem nos produtos e for constatado que os mesmos cheguem ao cliente. Caracteriza também o acúmulo de não conformidades menores a um mesmo item normativo ou então a reincidência de uma não conformidade menor identificada em uma auditoria externa anterior;

Não Conformidade Menor: Lapso do controle de um requisito pré-estabelecido. Apesar de não ser grave, indica não cumprimento de um processo específico;

Oportunidade de Melhoria: Melhoria significativa diagnosticada que possa evoluir algum processo e diminuir ou eliminar as não conformidades.