Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Em uma auditoria externa, são analisados todos os processos existentes na organização. Neste momento são medidos o nível e a eficácia do sistema implementado. A auditoria é realizada na empresa com data marcada, com base numa lista de verificação que inclui todo o sistema de gestão do auditado.

A última etapa em uma auditoria de certificação é a reunião final onde determinados e eventuais pontos fortes e fracos constatados são expostos e relacionados em um relatório. Neste relatório devem constar tudo o que foi evidenciado na auditoria: Ações Corretivas, Não Conformidades Maiores, Não Conformidades Menores e Oportunidade de Melhoria.

[adrotate banner=”18″]

O que significa cada um desses termos:

Ação Corretiva: Ação para eliminar a causa de uma não conformidade ou situação indesejada identificada;

Não Conformidade Maior: Quando um requisito inteiro da norma não é atendido, caracterizando uma falha sistêmica. Também poderão ser emitidas quando falhas existirem nos produtos e for constatado que os mesmos cheguem ao cliente. Caracteriza também o acúmulo de não conformidades menores a um mesmo item normativo ou então a reincidência de uma não conformidade menor identificada em uma auditoria externa anterior;

Não Conformidade Menor: Lapso do controle de um requisito pré-estabelecido. Apesar de não ser grave, indica não cumprimento de um processo específico;

Oportunidade de Melhoria: Melhoria significativa diagnosticada que possa evoluir algum processo e diminuir ou eliminar as não conformidades.

  • omar disse:

    mais qual norma nos mostra a diferença entre não conformidade maior ou menor?
    Qual e a sua base?

    • Joice disse:

      Olá Omar, boa noite, como vai? Espero que bem!

      Conforme mencionei anteriormente, a diretriz é o conceito praticado de forma geral pelos organismos certificadores. Cada um evidentemente com o seu critério e peso.
      A ISO 9000:2015 nos dá o conceito de não conformidade que é o não atendimento de um requisito.

      Além disso, a NBR ISO 19011, menciona classificação de não conformidades e não conformidades graduadas…
      Na pratica, estes termos são utilizados em auditorias pelos organismos certificadores e não auditoria interna.
      O conceito do organismo certificador para não conformidade maior seria algo sistêmico, da ruptura de algum elemento da norma, mal-uso de logomarca, não conformidades menores reincidentes ou produto/serviço, a caminho do cliente, sem a realização de todas as atividades planejadas.

      Permaneço a disposição para demais esclarecimentos, abraços e boa semana.

  • mariana disse:

    Boa tarde Joice, por acaso você saberia me dizer de qual referência você se baseou para essas definições de NC maior e menor?Obrigada!

    • Joice disse:

      Olá Mariana, boa tarde!

      A diretriz é o conceito praticado de forma geral pelos organismos certificadores. Cada um evidentemente com o seu critério e peso.
      A ISO 9000:2015 nos dá o conceito de não conformidade que é o não atendimento de um requisito.

      Permaneço a disposição para demais esclarecimentos, abraços.