Vitor Santiago
Por Vitor Santiago

O que é BPM? Ferramentas Gestão de Processos

Você sabe o que é BPM? É uma ferramenta ótima para quem procura conhecer a fundo o fluxo e rotinas de seus processos. A metodologia auxilia na interpretação completa dos processos e como identificar gargalos para otimizar os resultados esperados.


Um dos requisitos fundamentais para a gestão, nos dias de hoje, é de fato a elaboração de um bom mapeamento dos processos da sua empresa. Saber quais as etapas compõem o fluxo de trabalho de cada um dos setores pode ajudar e muito na missão de otimização dos serviços.

Atualmente existem diversas formas de “Mapear os processos”. As representações precisam ser concisas, de fácil compreensão e mais do que nunca com uma grande riqueza em detalhes.

O que é o BPM?

O BPM, Business Process Management, é mundialmente reconhecida pela sua intuitividade. Ao mesmo tempo possui muita robustez como ferramenta de gerenciamento.

Sua notação BPMN, traz para o padrão o modelo de comunicação das interações entre as etapas do processo. Formas simples de fluxograma com símbolos como retângulos, setas, círculos e losangos são a base de toda a linguagem lógica que rege a sistemática. Todas as suas boas práticas estão representadas pelo CBOK, o livro que reúne toda o raciocínio em torno do BPM.

Como o BPM pode ser aplicado em minha organização?

Atualmente, existem diversas suítes de softwares que utilizam dessa notação para criar um sistema de gestão da complexidade demandada pelo usuário. Existem várias aplicações. Desde simples representações de processos e regras de negócio, até a automatização de processos e comandos. É possível fazer interfaces com sistemas de automação de linhas de produção, aliada a aquisição de dados.

Dica de leitura: ISO 9001 e os processos de minha empresa

A simplicidade da compreensão da notação aliada a facilidade de se testar hipóteses de otimização dos processos é o grande trunfo da lógica BPM. Se a sua empresa precisa de constante melhoria, mais velocidade ou redução dos custos essa deve ser uma forte opção.

Ok, quero conhecer mais, por onde começar?

Uma ferramenta simples de ser utilizada, extremamente amigável ao usuário e on-line é o Heflo (www.heflo.com.br). Esse software roda completamente online e possibilita a utilização de várias  funcionalidades na sua versão gratuita. Essa é uma ótima pedida para você que gostaria de começar no BPM.

Alguns dos programas mais conhecidos do mundo para a gestão completa dos processos do negócio são:

  • Heflo
  • Visio
  • Bonita BPM
  • BizAgi
  • Modelio
  • ARIS Express
  • Sydle BPM
  • BPMN.io
  • Draw.io
  • Yaoqiang BPMN Editor

Como escolher um bom software “BPM” para o meu caso?

Para escolher o melhor para a sua organização, deve se levar em conta aspectos como:

  1. A necessidade da empresa;
  2. Quais são as expectativas quanto a implantação;
  3. A facilidade de utilização pelos funcionários;
  4. A quantidade de funcionalidades oferecidas, pelo custo do software;
  5. Pela possibilidade de integração com os sistemas utilizados pela empresa (Sistema operacional, banco de dados, servidores, linguagem, etc).

Existem outras formas de melhorar os processos da minha empresa?

Esses programas dão suporte a modelagem de processos da sua empresa de forma organizada e garantindo resultados mais eficientes que refletirão na satisfação do cliente, como um todo. Se a sua empresa precisa de boas práticas na gestão de processos, sistemas de gestão da qualidade podem ajudar.

Planilha de Mapeamento de Processos Templum

Conheça a Tartaruga Turbinada Templum e organize seus processos. Para baixar, preencha corretamente o formulário abaixo!


Planilha

Conheça a Consultoria ISO 9001 da Templum. Tenho certeza que com a implementação da ISO 9001 como Sistema de Gestão da Qualidade de sua empresa, logo você poderá colher grandes benefícios, principalmente no gerenciamento de seus processos. Conheça agora nossos serviços!

Vitor Santiago

Vitor Santiago

Como engenheiro sou movido a desafios. Escrevo sobre temas de gestão empresarial, como: TQM, ciclo PDCA, Six-Sigma e entre outras ferramentas gerenciais. Desenvolvo conteúdos que auxiliam empresas e gestores a alcançarem seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Vitor Santiago

Últimos posts por Vitor Santiago (exibir todos)