Marcella Villas Bôas
Por Marcella Villas Bôas

3 ferramentas para melhorar a gestão estratégica da sua empresa

Toda empresa busca atingir seus objetivos e alcançar o posicionamento almejado. Mas quais são os passos a serem seguidos para chegar até lá? Entenda como a gestão estratégica pode te auxiliar e quais ferramentas são indispensáveis nesse caminho.


[Total: 2    Média: 5/5]

Se sua empresa busca cumprir com suas metas estabelecidas, você está na leitura certa. Mas antes, veja que atingir a meta é um resultado do final do processo, antes disso, é preciso uma boa definição dos próprios processos da empresa, de seus objetivos, caminhos a serem percorridos, recursos necessários, estrutura e assim por diante.

Por isso, inicialmente, nada melhor que realizar um bom planejamento estratégico para que a gestão de sua empresa seja a melhor possível.

E para uma boa gestão estratégica, é preciso focar a energia e direcionar a atenção no caminho certo. reunimos aqui algumas ferramentas de grande impacto que ajudarão para que o planejamento estratégico seja preciso e eficaz. Para descobrir quais são, continue lendo.

#1 – Missão, Visão e Valores

missão,visão,valores

Uma das ferramentas que muitos conhecem, porém poucos usam a seu favor, ou mesmo reconhece sua importância. A missão, visão e os valores de uma empresa são definições poderosas para que as empresas consigam planejar negócios diferenciados, de destaque, engajando os colaboradores que se identificaram com estas descrições a ponto de se orgulharem de onde estão.

Se a empresa não tiver bem esclarecido e definido seu propósito, sua razão de ser, onde quer chegar, quais desafios estão à sua frente, dificilmente ela conseguirá traçar um caminho, sabendo quais passos dar, em qual direção seguir.

Sendo assim, para quem não tem definido seu destino final, qualquer local será aceito, porém não necessariamente com o resultado desejado.

Portanto, reúna sua equipe e discuta estes pontos, analise o quanto estão alinhados com estas ideias e as necessidades de mudanças e ajustes. Como auxílio, veja as definições deste trio:

  • Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Ela costuma a ser bastante inspiradora.
  • Visão: o destino final em que se quer chegar. É a revelação do que se espera para a empresa. Podemos dizer que é um sonho com data para acontecer. O que esperamos que aconteça com a nossa empresa nos próximos 05 ou 10 anos?
  • Valores: Da mesma forma que, para vivermos em sociedade existem alguns valores estabelecidos, uma empresa também precisa ter os seus. Ela deve se basear em valores coerentes com as necessidades de seus clientes, de seus colaboradores e de todos interessados. Ou seja, são as regras de conduta a serem seguidas pela organização no cumprimento de sua missão, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todos os seus membros.

#2 – Gestão de Riscos + 5W2H

analise de riscos

Seguindo nosso raciocínio, estamos traçando os caminhos que a empresa irá percorrer a curto e longo prazo e, para isto, nada melhor que analisarmos juntamente quais seriam os possíveis riscos e suas potenciais oportunidades ao longo de seu trajeto.

Por que ter uma mentalidade de risco?

Desta forma, possibilita-se trabalhar numa mentalidade de risco , prevendo prejuízos antes mesmo de ocorrerem e também, potencializam-se as oportunidades, trazendo benefícios para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Como a própria norma ISO 9001 diz, a mentalidade de risco permite uma organização determinar os fatores que poderiam causar desvios nos seus processos e no seu Sistema de Gestão da Qualidade em relação aos resultados planejados, coloca em prática controles preventivos para minimizar efeitos negativos e maximiza o aproveitamento das oportunidades que surjam.

Identificar riscos e oportunidades  na empresa é essencial para que se tenha um melhor controle tanto na gestão estratégica da empresa, como também dentro de seus processos.

O que fazer com os riscos e oportunidades identificadas?

Após a identificação dos riscos e também das oportunidades, é essencial que haja uma boa gestão para que estes pontos levantados não se percam pelo caminho. E para isto, nada melhor que uma boa ferramenta como a 5W2H .

Ela é considerada um checklist de atividades específicas que serão criadas e acompanhadas de forma clara para que se consiga atingir uma ação esperada e necessária. Com esta ferramenta, será possível mapear as ações deixando bem claro por quem será feito, quando será feito, onde, por que, como e quanto irá custar.

Download - Diagnóstico Empresarial ISO 9001

Faça agora e conheça as oportunidades de melhoria que a ISO 9001 trará em sua empresa!


Download

#3 – Análise SWOT

analise swot

A análise swot é uma ferramenta famosa e muito útil, a qual utilizamos bastante tanto em nossa empresa, quanto em nossos clientes. Mas você sabe realmente utilizá-la? Durante a etapa do planejamento estratégico, sua praticidade em fornecer uma representação visual, facilita e muito o processo de análise para qualquer pessoa.

Ela trata de fatores internos e também externos da empresa, com as seguintes definições:

  • S – Strengths (Pontos Fortes)
  • W – Weaknesses (Pontos Fracos)

Análise Interna: Estas duas primeiras letras indicam o levantamento dos pontos fortes e fracos internos de sua organização. Neste momento, levantamos o que a empresa tem de melhor (pontos fortes) e o que ainda precisa ser melhorado (pontos fracos).

  • O – Opportunities (Oportunidades)
  • T – Threats (Ameaças)

Análise Externa: Estas duas últimas letras avaliam quais são as oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo à organização. Oportunidades de novos mercados, novas tecnologias, novos produtos, tudo isso deve ser considerado, porém com o cuidado em saber selecionar as principais e que terão maior impacto para sua empresa, de modo a se manter o foco.

Às vezes, o que parece uma oportunidade, pode ser mais uma perda de tempo, por isso, conheça seu mercado e seu público, isto ajudará na hora de focar no que é importante. Da mesma forma deve-se avaliar os riscos, identificando-os e avaliando o grau de atenção que cada um deve ter a fim de se criar uma priorização das tratativas de forma gradativa.

Utilize destas ferramentas o máximo possível dentro de sua organização, envolva as equipes, permita-os de mostrar diferentes pontos de vista. Provoque e envolva seus colaboradores, gestores, líderes de forma positiva para que se tenha o melhor em todos os níveis dos processos da empresa. Desta forma, será possível coletar informações preciosas para uma excelente gestão estratégica!

Marcella Villas Bôas

Marcella Vilas Bôas em Templum Consultoria
Formada em Engenharia Ambiental na UNESP com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNICAMP e apaixonada em fazer a diferença para as empresas! Apoio não só para cumprirem seus requisitos, mas também para atingirem seu máximo potencial. Auditora Líder em Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001:2018 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) pela Lloyd’s Register (LRQA Brasil), atuando na área há 5 anos.
Marcella Villas Bôas

Últimos posts por Marcella Villas Bôas (exibir todos)