Skip to main content

Gastar ou Investir

By 28 de maio de 2012abril 9th, 2021Qualidade e Inovação
Tempo de Leitura: 2 minutos

Referente ao dinheiro que a organização vai dispor para algumas atividades  os gestores sempre tem uma dúvida comum: O dinheiro esta sendo gasto ou investido?

Para poder entender melhor vamos a uma breve definição de Dinheiro Gasto e Dinheiro Investido:

Dinheiro Gasto: é aquele que foi disponibilizado para algum fim, mas não tem retorno para a organização.

Dinheiro Investido: é aquele que foi disponibilizado para algum fim e tem retorno para a organização, em forma de patrimônio, competitividade, estrutura entre outros benefícios.

São diversos os investimentos que trazem bons retornos para organização como:

  • Investimentos que oferecem melhores condições de trabalho para os colaboradores e que modernizam a organização,  um bom exemplo é aquisição de máquinas com sistema de segurança para evitar acidentes de trabalho. Se uma das metas da empresa é o comprometimento da equipe para atingir metas a organização deve oferecer melhores condições de trabalho.

 

  • Investimento na aquisição de produtos e serviços através de fornecedores que cumpram com leis impostas referentes a qualidade e a preservação do meio ambiente. O resultado com este investimento vai ser verificado diretamente pelo consumidor final, através da preferência em consumir de empresas responsáveis.
  • Investimento em treinamento dos colaboradores, este deve ser incansável, treinamentos proporcionados pela organização  melhoram a qualidade produtiva, colaboradores competentes para o exercício da função trazem retornos para organização que podem ser refletidos na satisfação interna, externa e nos resultados financeiros.

 

  • Investimento na imagem da empresa, investir na melhoria visual, este investimento engloba como um todo as partes de pintura, área de laser, móveis de escritório, refeitório, uniformes entre diversos outros benefícios para deixar a imagem da organização sempre melhor. O retorno deste investimento é refletido no clima organizacional e  nos clientes.

Todo investimento deve ser planejado e programado, avaliado em: como, quando e quando investir.

FONTE: RIGONI, Domingos Sávio. A Indústria do Sucesso: a linha de montagem do êxito empresarial – Osasco, SP: Novo Século, 2004.

Cristiane Gonçalves

Equipe

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria