Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

A norma ISO 14001 define os parâmetros para a implementação de um sistema de gestão ambiental, buscando auxiliar as organizações com as responsabilidades ambientais nos processos internos, sem desconsiderar a necessidade de obtenção de lucro e de expansão dos negócios.

Além disso a ISO 14001 ajuda empresas de todos os tamanhos em todos os segmentos a tornarem suas operações mais sustentáveis, podendo assim em última análise, economizar recursos e melhorar a reputação da marca.

Por que implementar um Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001?

Nós da Templum Consultoria, sabemos que a implementação de um sistema de gestão ambiental pode ser um grande desafio, afinal não é sempre que há a possibilidade de se adotar medidas que exigem investimento em infraestrutura ou disponibilização de recurso tempo para a execução de novas atividades, agora pela ótica ambiental.

A implantação da norma ISO 14001 se aplica a empresas que pensam além do posicionamento ecológico e vislumbram na Gestão Ambiental o direcionamento estratégico, que promove a qualidade do produto, agilidade nos processos e, consequentemente, na redução de custos operacionais.

7 principais benefícios da implantação da norma ISO 14001 

Confira agora os principais benefícios que podem ser aproveitados pelas organizações.

Conformidades Legais e Regulamentares

A ISO 14001, traz como uma de suas premissas o atendimento aos requisitos legais, dessa forma direciona as organizações a realizarem o levantamento das necessidades (legais, regulamentares, normativas ou de clientes), a avaliação da aplicabilidade dessas em seu segmento, com posterior tratamento e/ ou justificativas para a abordagem indicada a eles.

Credibilidade

Ao implementar a ISO 14001 a organização ganha visibilidade no mercado e tendo um certificado reconhecido internacionalmente aumenta significativamente a credibilidade de sua marca. Ela demonstra ainda sua preocupação com o planeta e com as gerações futuras e indica sua disponibilidade para atuar de forma efetiva com questões socioambientais.

Sustentabilidade

O sistema de gestão ambiental auxilia as organizações a controlar e minimizar os impactos ambientais de seus processos e contam ainda com ferramentas ambientalmente corretas e que minimizem por exemplo a geração de resíduos, desperdícios e custos, estando estes diretamente relacionados à sustentabilidade do seu negócio.

Redução de Custos

A norma ISO 14001 também está relacionada à redução de custos do seu negócio. Podemos atribuir esse benefício à abordagem dos processos, que promove a agilidade e produtividade necessária às atividades. E cabe ainda reforçar que a sustentabilidade também está ligada a quanto mais eficiente e produtiva é a empresa que sabe identificar os excessos e eliminá-los.

Abertura de Mercado

A certificação ainda auxilia as organizações que querem entrar em mercados altamente competitivos e exigentes, como o mercado internacional. Como vimos anteriormente, o certificado em uma norma internacional traz a credibilidade necessária para que a empresa possa pleitear novas oportunidades no mercado.

Engajamento da Equipe

Organizações que buscam a melhoria e demonstram cuidado e preocupação socioambiental tendem a ter uma menor rotatividade de colaboradores o que pode favorecer a ter um time engajado e consciente as causas ambientais, tanto dentro da empresa quanto junto às famílias de seus colaboradores, fazendo com que o engajamento ambiental se estenda a comunidade.

Melhoria Contínua com ISO 14001

Por último e não menos importante a melhoria contínua, que vem reforçar sobre a necessidade da busca constante da evolução, no negócio e principalmente das pessoas, promovendo assim o aprimoramento dos processos.

 

Tem interesse em implementar a Norma ISO 14001 em sua empresa? Clique aqui e fale com um especialista!