Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Sistema de Gestão Ambiental promove às organizações a proteção do meio ambiente, possibilitando uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades da organização. Uma abordagem sistemática com a implementação da ISO 14001 pode fornecer à empresa informações necessárias para obter sucesso a longo prazo, além de criar alternativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável e ganhos.

Benefícios de implementar a ISO 14001

1- Atendimento à legislação ambiental na esfera municipal, estadual e federal. 

Com esse levantamento a sua empresa fica livre de ter multas ambientais por exigências desconhecidas, assim como também conta com a ajuda de profissionais competentes que auxiliam quanto a forma mais eficiente para o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos para atender a legislação e assim evitar riscos desnecessários.

2- Avaliação dos aspectos ambientais

Mitigando potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização. Com essa avaliação é possível antecipar situações de acidente e emergência e criar planos de ação que evitem ou minimizem os impactos que tais eventos possam causar.

3- Integração da gestão ambiental com os processos corporativos

e com o ambiente de negócios da empresa, fortalecendo a sua vocação para o desenvolvimento sustentável, através do controle ou influência no modo em que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida.

4- Desempenho ambiental 

dessa forma, será analisado a melhor forma para elevar o desempenho ambiental, de maneira enfática as reais reduções de emissões, efluentes e resíduos que a empresa obteve com a implementação do sistema de gestão ambiental. Utilizando recursos e preservando a biodiversidade.

5- Comunicação das informações

através de controle e registros das informações pertinentes não só para organização, mas para seu mercado e parceiros proporcionando maior agilidade quanto às informações relevantes de organização permitindo a melhora da imagem da empresa.

6- Alcance dos benefícios financeiros e operacionais com ISO 14001

Os benefícios podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado, proporcionando captação de novos clientes e possibilidade de financiamento devido ao bom histórico ambiental.

7 – Ganho econômicos

Ao melhorar processos, conseguimos reduzir o consumo de recursos como matérias-primas, água e energia. Com isso, os custos e gastos da empresa também diminuem, possibilitando ganhos econômicos.

ISO 14001 como solução para empresas que visam o futuro 

Pode-se dizer que gestão ambiental é, acima de tudo, uma questão de sobrevivência, tanto de sustentabilidade do ser humano no planeta, quanto das organizações no mercado. Isso tendo em vista que o meio ambiente é parte fundamental no processo produtivo e não mais uma externalidade, como era visto antes. 

Atuar de maneira ambientalmente responsável é um diferencial entre as organizações, mas em um futuro muito breve se transformará em um pré-requisito. Afinal, espera-se que as empresas deixem de ser problemas e façam parte das soluções.

Quer se tornar uma solução? Nos contate e te auxiliaremos nesta missão.