ISO 22000 – Você sabe o que é?

Você já ouviu falar em ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos?

Essa norma, cuja primeira versão foi publicada em 2005 (ou seja, é uma publicação recente), é a grande tendência mundial das certificações.

Isso porque esse assunto, sejam por questões sanitárias, econômicas, políticas ou ainda ambientais, está chamando muito a atenção de todos, uma vez que tratamos de toda a cadeia alimentar nessa norma, desde o produtor agrícola até a padaria que você frequenta habitualmente.

E quais são os principais pontos dessa norma?

– Controle dos perigos da segurança alimentar;

– Segurança do produto em relação aos requisitos do cliente (sim, essa norma tem sua base fundamentada na ISO 9001);

– Comunicação com fornecedores e consumidores;

– Preservação da saúde do consumidor;

– Melhoria contínua;

– Crescimento do setor.

 E como essa norma de aplica à minha empresa?

  • Com a presença de grandes eventos no Brasil nos próximos anos, a profissionalização dos prestadores de serviços na área alimentícia torna-se cada vez mais necessária, fazendo com que as empresas se mantenham dentro de um rígido padrão de qualidade;
  • No caso de produtores agrícolas, convenções internacionais que tratam de importação e exportação de alimentos utilizam normas internacionais como um dos critérios para a aprovação da entrada de alimentos em determinados países;
  • Questões como elevação de consumo, aumento da produtividade e diminuição do retrabalho também são assuntos importantes que devem ser considerados por sua empresa.

Nas próximas semanas iremos trazer diversos materiais sobre essa norma para esclarecer as principais dúvidas. É só nos acompanhar.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Responsável técnica em Templum Consultoria Ilimitada
Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e especialista em Sistemas de Gestão Integrada. Participou do comitê da ABNT de revisão para a ISO 9001:2015. É responsável técnica da Templum Consultoria Ilimitada.
Daniela Albuquerque
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *