Skip to main content

A ISO 9001 como ferramenta de auto conhecimento da empresa

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Essa semana eu estava assistindo uma entrevista na Record News* sobre os desafios do empreendedorismo no Brasil e o entrevistado (Ladmir Carvalho – Diretor Executivo da Alderdata Software) colocou um desafio muito comum que as empresas enfrentam que é a falta de dados reais sobre a operação.

O seu conselho para os gestores: Estabeleça indicadores em todas as áreas da sua empresa. Tome decisões com base em informações concretas. Conheça o desempenho da sua empresa e saiba elaborar um planejamento!

A ISO 9001 apresenta-se como uma grande solução para que pequenas e médias empresas consigam seguir os conselhos apresentados no programa, isso porque medir o desempenho implica em uma comparação entre o resultado desejado e o resultado legitimado. E esses resultados só podem ser conhecidos quando a empresa possui alguns controles específicos.

Para isso é importante que a empresa conheça detalhadamente seus processos (fluxo da informação, responsabilidades, tarefas, atividades, limites da abrangência, recursos utilizados e definição dos fatores críticos) para que consiga estabelecer os critérios de medição desejados para cada processo e definir uma meta para cada um desses critérios.

Essas atividades citadas acima fazem parte do ciclo PDCA da ISO 9001 e por isso recomendamos que os empresários busquem essa solução como forma de se tornar mais assertivo no mercado e mais eficiente que seus concorrentes na busca pela satisfação e fidelização dos seus clientes.

Vamos começar hoje?

*http://noticias.r7.com/record-news/2011/12/07/entrevista-record-32/ (entrevista na íntegra)

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

Deixe um comentário