Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

O que é um Programa Setorial da Qualidade?

[Total: 0    Média: 0/5] PSQ é um acordo que pode ser elaborado por entidades de classe/associações (Municipais, Estaduais ou Nacionais), instituições públicas ou privadas, autarquias, que regulamentam os requisitos de qualificação e são assinados entre as partes interessadas: o poder de compra e a respectiva cadeia produtiva. Essa regulamentação deve ser preparada a quatro […]


[Total: 0    Média: 0/5]

PSQ é um acordo que pode ser elaborado por entidades de classe/associações (Municipais, Estaduais ou Nacionais), instituições públicas ou privadas, autarquias, que regulamentam os requisitos de qualificação e são assinados entre as partes interessadas: o poder de compra e a respectiva cadeia produtiva. Essa regulamentação deve ser preparada a quatro mãos pelas partes interessadas.

Já existem PSQ´s para alguns setores da cadeia produtiva da Construção Civil (PBQP-H), setores de serviços como Empresas Contábeis (PQEC), no setor de transportes de produtos perigosos (SASSMAQ), entre outros.

As entidades setoriais de produtores ou prestadores de serviços devem considerar a implantação de Programas Setoriais da Qualidade – PSQ, incluindo requisitos éticos e técnicos contra a não-conformidade, baseado em Sistemas de Gestão já testados e comprovados, envolvendo toda a cadeia de maneira que desenvolva:

  • Aprimoramento dos processos internos e da estrutura;
  • Capacitação e atualização profissional;
  • Diferencial de mercado;
  • Atualização de acordo com as mudanças do mercado e a globalização do setor;
  • Fidelização dos clientes;
  • Qualidade nos serviços prestados;
  • Novas tendências de atuação;
  • Melhoria contínua nos serviços prestados.

Assim, ocorrerão ações articuladas entre as associações setoriais e instituições privadas em âmbitos nacional e regional, visando ao combate à não-conformidade e à proteção e defesa dos usuários finais.

Na elaboração de Programas Setoriais da Qualidade – PSQ devem ser consideradas as seguintes ações principais:

  1. Princípios e requisitos normativos (Exemplo – ABNT ISO 9001), envolvendo desenvolvimento e apresentação da metodologia para a determinação do(s) indicador(es) de conformidade técnica setorial/setoriais e plano de avaliação dos mesmos.
  2. Princípios legais e regulamentares do setor;
  3. Know-how de mercado.

Pode-se observar que, para atingir a meta proposta, a organização das entidades setoriais em Programas Setoriais da Qualidade – PSQ’s terá papel mobilizador e integrador das empresas que desejam produzir/prestar serviço com qualidade.

Será também o grande mecanismo de informação e apoio no combate às empresas que praticam a não-conformidade intencional.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha