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Tempo de Leitura: 2 minutos

O Canvas é uma eficiente ferramenta de planejamento estratégico, que permite a visualização dos principais conceitos e propostas de valor de uma empresa.

Dica de leitura: 
Matriz Ansoff
5 Forças de Porter

Como o Canvas pode ajudar a aumentar suas vendas

Bussiness Model Canvas, ou simplesmente Canvas, é uma ferramenta utilizada para descrever negócios.

É uma espécie de mapa, formado por nove blocos pré-formatados. Estes blocos reúnem as principais informações acerca da empresa e dos processos utilizados por ela. Quais são os clientes foco, qual é o valor que o negócio gera para o mercado e quais são os custos para manter a empresa são alguns dos dados organizados pelo Canvas.

Saiba mais sobre os nove blocos que fazem parte da estrutura desta ferramenta:

  • Proposta de valor – qual é o valor gerado pela empresa para os clientes? Como ela se diferencia das outras marcas que atuam na mesma área?
  • Atividade-chave – quais são as atividades mais importantes para que a empresa possa cumprir sua proposta?
  • Recursos principais – o que é necessário para que a empresa desenvolva suas atividades-chave?
  • Parcerias principais – o que é preciso terceirizar? Quais são as alianças de negócios feitas para que as atividades da empresa sejam desenvolvidas?
  • Fontes de receita – como a empresa ganha dinheiro? Quais são os rendimentos do negócio?
  • Estrutura de custos – quais são os custos envolvidos nas atividades da empresa? Quanto em dinheiro é necessário para manter a estrutura do negócio?
  • Segmento de clientes – qual é o público-alvo para o qual os serviços e produtos desenvolvidos se destinam?
  • Os canais – quais são os hábitos de consumo dos clientes foco da empresa? Este é um ponto importante para as estratégias de marketing da marca.
  • Relacionamento com o cliente – como a empresa se comunica com cada perfil de cliente?

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Utilize o Canvas para alcançar mais clientes

Não existe estratégia de marketing ou de vendas eficiente sem planejamento. Para criar um plano de comunicação assertivo, é necessário conhecer o cliente e saber o que ele espera receber da empresa. Com o uso do Canvas, é possível organizar todas as informações necessárias para garantir que o negócio, além de bem estruturado, cumpra sua proposta e realmente gere valor para o mercado.

Utilize o Canvas para conhecer melhor as pessoas que consomem os seus produtos e traçar estratégias direcionadas para este público-alvo. Os canais que os clientes usam para chegar aos seus produtos são outro exemplo de informação relevante visualizada no Canvas. Se você sabe quais são as principais mídias utilizadas pelo seu público, sabe quais são os locais em que vale a pena divulgar sua marca para atrair mais clientes. Quanto mais clientes você atrai, mais vendas a empresa faz!

O que você acha desta ferramenta de planejamento estratégico? Que tal começar a usá-la a favor das vendas do seu negócio?