Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

A certificação ISO 9001, que além de ser reconhecida mundialmente, possibilita a otimização dos processos e a satisfação do cliente. Porém, como isto ocorre? Como se beneficiar com a certificação? Veja os detalhes a seguir:

A ISO 9001

A ISO possui um grupo de normas que fornecem requisitos para implementar sistemas de gestão. A série ISO 9000 aborda especificamente sobre os requisitos para um sistema de gestão da qualidade.

Dica de conteúdo: Saiba tudo sobre a ISO 9001

A conquista do certificado ISO 9001 pode ser adquirida por empresas de pequeno a grande porte e de quaisquer segmentos, e neste caso, a certificação irá comprovar e reconhecer de maneira nacional e internacional a qualidade do trabalho, assegurando boas práticas na gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, entre outros fatores.

As empresas que desejam se certificar com a ISO 9001 devem cumprir algumas exigências. Nesta fase, cada empresa implementa seu sistema de qualidade baseado em suas necessidades e de acordo com a norma. Por fim, a empresa solicita a auditoria por meio de um órgão certificador que por sua vez, emitirá um relatório certificando a empresa.

[intracontent title=” DIAGNÓSTICO ISO 9001 – GRATUITO com Especialista” sub=”Se você sofre com problemas de gestão, voce precisa prestar atenção nesses 8 sinais, AGORA. Ou sua empresa pode parar no tempo, em pouco meses” formid=”21″ img=”https://certificacaoiso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/banner_diagnostico_form_trans.png”]

Como minha empresa pode se beneficiar com a ISO 9001?

Reconhecida mundialmente, a ISO 9001 vai além de um papel emoldurado no escritório da empresa. Deste modo, quem deseja alcançar maior valor em seus negócios deve avaliar a possibilidade de se certificar.

Para que se possa conhecer um pouco mais os benefícios do sistema implementado, separamos a seguir algumas das principais vantagens desta certificação para os negócios:

  • Grande diferencial para conquistar clientes que preferem negociar somente com fornecedores certificados;
  • Possibilita melhor desenvolvimento dos colaboradores;
  • Redução de custos com a minimização de desperdícios e otimização de processos;
  • Aumento da competitividade;
  • Quando aliada ao marketing, a certificação representa um grande diferencial em relação à concorrência, já que demonstra a preocupação da empresa em estar comprometida com a melhoria contínua de seus processos;
  • Com requisitos direcionados à satisfação do cliente, o seu sistema de gestão da qualidade também foca para que as necessidades dos clientes sejam sempre atendidas.
  • Possibilidade de ampliar mercados;
  • Possibilita a continuidade de processos mesmo com a troca no quadro de funcionários, já que atividades são documentadas para ser utilizadas de maneira prática;

Está convencido?

Vale ressaltar, que ao obter a certificação, a empresa deve dar continuidade na gestão de seus processos conforme exigidos pelas normas da ISO 9001. Isto porque, cada certificação tem a duração de 3 anos e dentro deste período a empresa é auditada. Logo, em casos de irregularidades, a certificação é suspensa antes do período de expiração.

Por fim, vale destacar que antes de solicitar a certificação para sua empresa, recomenda-se efetuar uma consultoria para organizar os processos e adequar as atividades conforme exigidos pela norma.

Precisa implementar a ISO 9001? Converse com um especialista Templum!