auditoria remota
Taís Ferreira
Por Taís Ferreira

Situações Inusitadas em uma Auditoria Remota

Com a crise global de saúde devido ao Covid-19 as soluções digitalizadas, outrora pouco exploradas, agora passam a fazer parte das rotinas de trabalho das empresas, quase que obrigatoriamente. E a auditoria remota está dentro dessas soluções tecnológicas.


Tempo de Leitura: 2 minutos

Com a crise global de saúde devido ao Covid-19 as soluções digitalizadas, outrora pouco exploradas, agora passam a fazer parte das rotinas de trabalho das empresas, quase que obrigatoriamente. E a auditoria remota está dentro dessas soluções tecnológicas.

Por um lado, temos a tecnologia interligando as empresas e auxiliando nas atividades para que os processos continuem em funcionamento, mas será que que essa tecnologia não pode nos colocar em situações inusitadas e engraçadas?

Pensando nisso, vamos te mostrar algumas situações inusitadas que podem ocorrer durante uma auditoria remota e te dar algumas dicas de como se atentar para não cair nessas situações, confira!

Home Office, precisamos dosar para não ser tão “home

Todo cuidado é pouco quando estamos trabalhando em home office já que nem sempre é possível manter um ambiente calmo e restrito aos outros moradores, mas temos que cuidar para que interrupções não comprometam a qualidade da auditoria remota. Recentemente tivemos uma briga entre os filhos do auditado com direito a mãe assobiando uma música de fundo, como se nada estivesse acontecendo. E coitado do auditado que teve de ir separar os filhos e por descuido ainda deixou o microfone ligado e assim todos que estavam na auditoria escutaram a bronca!

Onde você gostaria de estar durante a auditoria remota?

Alguns softwares de videoconferência fornecem ao usuário a opção de troca da imagem de fundo, o que pode parecer bacana num primeiro momento, pode-se tornar engraçado ou até mesmo constrangedor. Recentemente durante uma auditoria, o auditado trocou a imagem de fundo e passamos por Dubai, Maldivas e finalizamos a auditoria em Paris. A brincadeira do auditado deixou a entrevista mais leve e divertida, mas cuidado porque não é todo mundo que tem essa esportiva, afinal de contar a auditoria remota é um processo formal e precisamos agir como tal.

Vai uma ajudinha aí?

Alguns softwares também fornecem a possibilidade de compartilhamento de telas, o que durante a auditoria remota é extremamente necessário, mas cuidado para não ser pego em uma situação inusitada. Atenção principalmente aos sites e aplicativos de troca de mensagens. Em uma outra auditoria durante o compartilhamento da tela do auditado, não é que estavam “passando cola” para o auditado por meio de um aplicativo de troca de mensagens. Num primeiro momento não quis acreditar que aquilo estava acontecendo, mas sim era real, a troca de mensagens era com as respostas dos meus questionamentos! Assim fica fácil passar na auditoria, SQN.

Esses são alguns exemplos de situações inusitadas que já presenciei em auditorias remotas, mas podem ocorrer muitas outras. Cuidado para não cair em alguma dessas!

#stayhome

auditoria interna 4.0