Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Um blog voltado à qualidade

Para qualquer empresa, ter uma certificação da qualidade é uma vantagem a mais na hora de vender seu produto. Afinal, a credibilidade que este selo dá faz o cliente confiar na qualidade do que está comprando: é uma garantia de que os padrões internacionais para o Sistema de Gestão da Qualidade foram seguidos à risca, […]


Para qualquer empresa, ter uma certificação da qualidade é uma vantagem a mais na hora de vender seu produto. Afinal, a credibilidade que este selo dá faz o cliente confiar na qualidade do que está comprando: é uma garantia de que os padrões internacionais para o Sistema de Gestão da Qualidade foram seguidos à risca, e que o modo como o produto ou serviço foi elaborado seguiu um procedimento adequado.

Desta forma cria-se uma relação ganha-ganha: o cliente ganha um produto de qualidade, com normas técnicas especificadas; e a empresa certificada ganha um bom nome no mercado, a possibilidade de aumentar a gama de parceiros, a padronização da produção e uma considerável diminuição nos índices de erros e retrabalhos.

A certificação ISO 9001 é fundamental para a boa imagem de uma empresa (nos próximos posts, será explicado como funciona) e, entre as grandes e multinacionais, é indispensável.

Um bom exemplo são as empresas que não contratam fornecedores se os mesmos não forem certificados – e é neste aspecto que entra a garantia citada anteriormente. Grandes marcas têm um nome a zelar, e o processo de produção envolve não só a própria empresa, mas também seus fornecedores.

Quer um exemplo prático? Imagine uma marca de bebidas que tem de tirar um lote das prateleiras por conta de um erro no processo de fabricação. Logo os boatos se espalham e as vendas caem consideravelmente. Agora imagine que isso tenha ocorrido não por uma falha interna empresa, mas sim de um fornecedor. Para a empresa, além de sofrido um abalo em sua imagem e perdido vários consumidores, ela vai ter de arcar com os prejuízos.

A nossa proposta

A ISO 9001 é uma certificação que visa prevenir este tipo de fato (a norma trata dos requisitos para a gestão da qualidade).

A proposta do Canal do Conhecimento é desmistificar o processo de implementação e certificação de sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e mostrar os principais benefícios que uma empresa pode ter ao conquistar o selo ISO 9001. Além disso, falaremos sobre os principais processos, documentos e daremos dicas sobre sistemas de gestão da qualidade.

Fique à vontade para entrar em contato conosco.

Sobre o ISO Fácil

Nossa missão é descomplicar e desmistificar o processo de implementação e certificação ISO 9001 em empresas, sobretudo as micro, pequenas e médias.

Abordaremos todos os aspectos possíveis relativos à norma ISO 9001 – da fase inicial da implementação até a fase final, de certificação e manutenção do selo.

O blog ISO Fácil é mantido pela equipe de consultores da Templum. A permite que qualquer empresa consiga a implementação ISO 9001 via internet, de modo simples e com o custo extremamente reduzido.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque