Pular para o conteúdo

Auditoria e Certificação ISO 9001

Para uma organização obter a certificação ISO 9001, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O Inmetro oferece, em seu site, uma série de orientações para a seleção e a contratação dos serviços de certificação:

“São relacionadas abaixo algumas sugestões que devem ser observadas pela Organização para a certificação de seu sistema de gestão da qualidade, quanto a escolha do Organismo de Certificação.

Orienta-se que, quando do processo de seleção e contratação, a Organização defina ações para identificação de potenciais conflitos de interesse.

a) O Organismo de Certificação deverá:

• demonstrar ao potencial cliente que ele é acreditado pelo Inmetro, organismo de acreditação signatário do acordo de reconhecimento mútuo (MLA) do International Accreditation Forum – IAF , e que atende, portanto, às normas e regulamentos, que lhe permitam auditar e conceder certificações (acreditadas) de sistema de gestão da qualidade com base na norma ABNT NBR ISO 9001:2000;
• demonstrar a competência de seus auditores, os quais devem atender aos requisitos mínimos de qualificação estabelecidos no âmbito do SBAC. Uma lista de auditores registrados e o Código de Ética de Auditores, podem ser acessados através do site: www.cic.org.br;
• comprovar a competência dos seus auditores, os quais devem ser qualificados através de competência técnica, treinamentos específicos e experiência;
• demonstrar que cumpre os critérios estabelecidos pelo IAF – International Accreditation Forum, quanto ao dimensionamento da quantidade de dias das auditorias e quanto à qualificação dos auditores em relação ao escopo da certificação, disponibilizando e explicando, formalmente, o documento do IAF ao cliente para que possa esclarecer suas dúvidas quanto as propostas apresentadas.

E-book: Como ganhar lucro com a ISO

Saiba como uma norma ISO pode contribuir para a sua empresa.

  • A gestão empresarial
  • Como desenvolver uma estratégia empresarial?
  • Relação da ISO 9001 como o lucro da sua empresa
  • E muito +!

Baixe o e-book abaixo e inicie o processo de certificação da sua empresa!

b) A Organização contratante deverá:

• evitar selecionar e contratar seu organismo de certificação acreditado somente com base no menor preço. Analise, com cuidado, o teor de sua proposta e o histórico de certificações realizadas;
• analisar com cuidado, nas propostas comerciais apresentadas pelos Organismos de Certificação, se o número de homens-dias propostos para a realização dos serviços está compatível com o volume e a complexidade do serviço a executar. Desconfie de propostas que apresentem o número de homens-dias muito diferente das outras propostas;
• exigir da proponente (Organismo de Certificação) uma proposta contemplando pelo menos:
– objetivos dos serviços a serem prestados
– escopo dos serviços a serem fornecidos
– (abrangência) escopo dos processos, núcleos organizacionais, áreas da empresa, etc., que serão objeto de avaliação e certificação
– recursos envolvidos
– evidência formalizada de cumprimento dos critérios do IAF relativos ao
dimensionamento dos escopos auditados, em forma de uma memória de
cálculo
– plano de trabalho
– preço
– forma de pagamento
• dar preferência a obter o certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC;

Nota: Como a certificação com base na ABNT NBR ISO 9001:2000 é voluntária, ela pode dar-se fora ou dentro do SBAC – Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Quando pertecendo ao SBAC, o Organismo de Certificação tem, necessariamente, que ser acreditado pelo Inmetro, que supervisiona e monitora a qualidade dos serviços prestados.

• dar preferência à escolha de certificadora que use auditores registrados no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade – SBAC. Isso significa que ele foi submetido a uma avaliação de terceira parte.

Consulta sobre Auditores Registrados: www.cic.org.br – clicar em RAC.

Para maiores informações sobre os Organismos de Certificação, acesse a Base de Dados do ABNT/CB-25 nos endereços abaixo. Nessa Base encontrará a relação de todos os Organismos de Certificação, os acreditados e os que não são acreditados pelo Inmetro.

Caso deseje verificar a relação dos Organismos de Certificação acreditados pelo Inmetro, acesse: http://www.inmetro.gov.br

Consultoria ISO 9001

Marcações:

66 comentários em “Auditoria e Certificação ISO 9001”

  1. Bom dia.
    Tenho feito uma busca minuciosa de cursos para auditoria interna em ISO 9001, e até agora RIGOROSAMENTE TODOS os cursos encontrados ocorrem de forma intensiva, ou seja, 8 horas/dia em dias consecutivos.
    Vocês conhecem algua entidade que possua opções deesse tipo de curso aos sábados ou em dias úteis em horáriio noturno ?
    Grato,
    Wilson

  2. Marcelo Nakashima

    Olá, Boa Tarde.
    Qual é o método de auditoria mais adequado num processo de certificação ISO 9001?
    Att. Marcelo

  3. Marcelo Nakashima

    Olá, Boa Tarde.
    Qual é o método de auditoria mais adequado num processo de certificação ISO 9001?
    Att. Marcelo

  4. Graziela Saorin

    Boa Tarde!
    Trabalho em uma empresa em que já tem ISO 9001, porém a moça que cuidava desta parte, deixou de trabalhar, e eu fiquei responsavel, porém estou com medo de deixar algo importante sem ser visto!
    Teria algum guia, para que possa seguir, sem ter preocupação de deixar algo a desejar?!

    Obrigada
    Graziela

  5. Graziela Saorin

    Boa Tarde!
    Trabalho em uma empresa em que já tem ISO 9001, porém a moça que cuidava desta parte, deixou de trabalhar, e eu fiquei responsavel, porém estou com medo de deixar algo importante sem ser visto!
    Teria algum guia, para que possa seguir, sem ter preocupação de deixar algo a desejar?!

    Obrigada
    Graziela

  6. Entrei na construtora em 9 de 2010, para trabalhar como Técnica de Seg. Trabalho, em Agosto de 2011 a empresa que trabalho pagou um curso de Formação de Auditores da Qualidade ISO 9001: 2008/ISOP 19011:2002 para mim,o patrão não aceitou a me pagar o adicional de estimulo, mas mesmo assim eu faço as duas funções, fico só na qualidade só no periodo de Auditoria, mas o que mais me incomoda é o fato de ninguem faz nada direito como deveria ser, isso só acontece próximo a Auditoria e ai é um verdadeiro corre corre, escondem o que esta errado. O que eu poderia fazer para mudar isso.

    1. Ivete, boa noite!
      Este problema encontramos em grande parte das organizações, o processo de implementação da ISO só é finalizado para que a empresa fique melhor aos olhos dos clientes, principalmente aqueles que solicitam para a organização a certificação, caso contrário param de comprar.
      Mas hoje temos que trabalhar com inteligência e continuamente, temos que ter um processo de treinamento, reuniões e palestras sobre a qualidade constantemente só dessa forma iremos plantar a sementinha da compreensão. No começo será um descaso por parte da maioria, mas depois de algum tempo, você poderá colher frutos o importante no processo é você envolver pessoas chaves, que tem facilidade na comunicação e interação com os demais colaboradores.
      Mostre também a alta direção os resultados de satisfação dos clientes, indicadores de monitoramento e sempre os envolvam nas reuniões de analise critica.

      Ivete, esse é um processo duro e demorado só com muita dedicação e paciência você terá o retorno esperado.
      Espero que eu tenha ajudado.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum

  7. Entrei na construtora em 9 de 2010, para trabalhar como Técnica de Seg. Trabalho, em Agosto de 2011 a empresa que trabalho pagou um curso de Formação de Auditores da Qualidade ISO 9001: 2008/ISOP 19011:2002 para mim,o patrão não aceitou a me pagar o adicional de estimulo, mas mesmo assim eu faço as duas funções, fico só na qualidade só no periodo de Auditoria, mas o que mais me incomoda é o fato de ninguem faz nada direito como deveria ser, isso só acontece próximo a Auditoria e ai é um verdadeiro corre corre, escondem o que esta errado. O que eu poderia fazer para mudar isso.

  8. Boa noite.

    Gostaria de saber quais cursos tenho que fazer para ser um auditor de normas iso.

    1. Olá Anderson, bom dia!
      Para você inciar o processo para ser um auditor de ISO são basicamente necessário 3 passos;

      1- Ter o curso de interpretação da Norma escolhida
      2- Fazer o curso de auditor interno
      3- Acompanhar ou realizar algumas auditorias direcionada a norma.

      Sugiro a você o acompanhamento de algumas auditorias após a realização dos treinamentos, tendo essa bagagem você poderá fazer o curso de Lead da norma, assim poderá se tornar uma auditor conforme deseja.

      Lembrando, para ser auditor só os cursos não ajudaram nesse processo, você precisa realizar auditoria para se familiarizar com os métodos.

      Rivaldo Silva
      Auditor Templum

  9. Boa tarde,

    Vou fazer o curso de auditor interno e só depois farei o de interpretação da Norma.
    Quando me inscrevi, me informaram que eu não precisaria ter inicialmente o de interpretação.
    Isso pode impactar na formação?

    Att.

    1. Olá Mariane!

      É aconselhável que você faça o curso de interpretação antes, dessa forma seu aproveitamento no curso de auditor será muito maior. Caso não consiga inverter a ordem, procure se informar o melhor possível sobre os fundamentos da norma e sua estrutura. em nosso blog você consegue muita informação. de uma olhadinha neste link:

  10. Oi, actualmente trabalho como Agente de Medicina Geral e ao mesmo tempo estou cursando Saude Publica e Gestao Ambiental (ultimo ano). Estou interessado em fazer curso de Auditoria para ISO 9001 e ISO 14001. Sera que e possivel fazer a distancia? Se sim quais os requisitos e pagamentos. Obrigado (Mocambique-Africa)

  11. Oi, actualmente trabalho como Agente de Medicina Geral e ao mesmo tempo estou cursando Saude Publica e Gestao Ambiental (ultimo ano). Estou interessado em fazer curso de Auditoria para ISO 9001 e ISO 14001. Sera que e possivel fazer a distancia? Se sim quais os requisitos e pagamentos. Obrigado (Mocambique-Africa)

  12. Boa Tarde!
    Tenho uma empresa de consultoria de construção civil, gostaríamos de certificar as obras com selo de qualidade total, como devemos proceder temos que estar cadastrado no INMETRO, se contratamos um engenheiro que tem o curso iso 9001 e normas técnicas é suficiente?

    1. Olá Andrezza, seja bem vinda em nosso blog!

      A sua empresa para atuar como organismo de certificação no PBQP-H deve seguir as seguintes orientações:

      Os Organismos de Avaliação de Conformidade (O.A.C.) do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras são organismos públicos, privados ou mistos, de terceira parte, credenciados pelo INMETRO e autorizados pela Comissão Nacional a emitir Certificados Conformidade do SiAC.

      Os O.A.C.s devem comprovar o atendimento dos seguintes requisitos (conforme o art. 13 do Regimento do SiAC):

      a) atender aos requisitos de credenciamento de Organismo de Avaliação de Conformidade (O.A.C.), estabelecidos pela CGCRE/INMETRO, para a especialidade técnica para a qual se queira emitir certificados de conformidade;

      b) ter declarado formalmente à Comissão Nacional sua anuência ao Regimento do SiAC e à documentação de referência dele decorrente;

      c) possuir Comissão de Certificação (C.C.) para a especialidade técnica para a qual queira emitir certificados de conformidade, com composição tripartite (fornecedores, clientes e neutros);

      d) possuir corpo próprio de auditores e especialistas, atendendo às exigências do Capítulo VIII do Regimento Geral do SiAC.

      Além desses requisitos, os OACs autorizados têm também a obrigação de enviar à Comissão Nacional, a cada emissão do Certificado de Conformidade, relação atualizada das empresas por ele certificados, da qual constará, no mínimo, a identificação da empresa, a especialidade técnica e o sub-setor em questão, o nível de certificação atribuído e o prazo de validade dos certificados de conformidade concedidos.
      (fonte: http://pbqp-h.cidades.gov.br/projetos_siac_certificadores.php)

      Espero que possamos tê-la ajudado. Qualquer duvida, por favor nos avisar.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

Não é possível comentar.