Preparamos uma lista com os meios de comunicação interna mais baratos para disseminar a informação e conhecimento, tornando o discurso interno e o engajamento com os propósitos empresariais mais assertivos. Veja:
Mural de recados
Também conhecido como jornal mural, o mural de recados requer apenas um espaço de fácil acesso, papel e fita colante. Para fazê-lo, é preciso sempre considerar as notícias importantes para todos os colaboradores.
Prefira uma redação enxuta, com uma manchete de impacto em letras maiores. Conte em um ou dois parágrafos o assunto, respondendo a essas perguntas básicas: o que, quem, quando, onde, porque.
Recados via e-mail
Para os profissionais que usam o e-mail corporativo é interessante que a direção da empresa envie e-mails periodicamente. Crie um template, um modelo padrão de visual para que as pessoas identifiquem que trata-se de um comunicado da empresa.
Estabeleça regras para envio destes e-mails. Alguém deve ser responsável por receber as informações, filtrá-las e redigir o comunicado, evitando o excesso de envios – o RH, por exemplo. Reúna sempre os assuntos que se relacionam num mesmo comunicado, evitando mandar vários e-mails. O início da tarde é um bom momento para comunicar, visto que pela manhã as pessoas já limparam sua caixa de e-mail e estarão mais dispostas a captar as mensagens.
SMS
Um outro recurso para recados rápidos é o envio de mensagens de texto via celular (SMS). É possível comprar pacotes de envios junto à operadora de telefonia que presta serviços à empresa, com um custo moderado. Lembre-se que você tem apenas 160 caracteres, por isso, use o SMS para chamar a atenção e convidar o colaborador a vistar os outros meios de comunicação para saber mais (intranet, jornal mural, publicações internas).
Intranet e Redes Sociais corporativas
Um portal interno de comunicação, conhecido como intranet pode parecer um investimetno alto, mas se considerar o tempo em que este recurso será usado e o impacto causado na cultura interna de comunicação, vale muito a pena. Se a empresa dispõe de uma equipe interna de TI com conhecimentos para desenvolver um portal, um tanto quanto melhor.
Na onda das mídias sociais, é possível também desenvolver redes sociais internas, onde as pessoas podem colaborar e dialogar. Há fornecedores que entregam estes portais sob medida para o negócio.
Lembre-se de controlar o acesso com senhas para evitar que pessoas de fora da empresa visitem o conteúdo. Também é interessante separar as informações por categorias. Exemplo: recados do RH, listas de benefício, recados da direção etc.
Publicações internas
É possível fazer um trabalho de endomarketing que envolva também as famílias dos colaboradores. Para este fim, as publicações impressas como revistas e jornais são muito eficientes.
Nestas publicações é possível, além de passar informações relevantes sobre o negócio, publicar mensagens motivacionais, reconhecer o desempenho dos colaboradores. Com o tempo, as publicações internas se tornam importantes documentos de conservação da história da empresa.
Viu como não é difícil ou caro criar meios de comunicação com a comunidade interna? Tem mais alguma ideia para compartilhar? Deixe seu comentário!
Quer melhorar a comunicação interna da sua empresa? A ISO 9001 é uma ótima opção! Entre em contato com um especialista!