Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

O que uma pequena empresa precisa para a certificação ISO 9001?

Ainda paira no ar que só empresas grandes conseguem a certificação ISO 9001. Muitos empresários donos de pequenas empresas têm dúvidas de como conquistar o certificado. O artigo de hoje é para quem tem uma pequena empresa e ainda não sabe como implementar a ISO 9001.


Obter a ISO 9001 tem um grande significado para a reputação de uma empresa. A certificação funciona como uma garantia de que uma organização através dos produtos, serviços e os processos seguem o principio básico de melhoria contínua. Consequentemente, há o aumento da credibilidade da empresa e da satisfação dos clientes. Além disso, os processos internos são otimizados, as falhas são reduzidas e o trabalho é desenvolvido com maior produtividade.

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Estes benefícios não são exclusivos para empresas de médio e grande porte. As pequenas empresas, que buscam ampliar sua competitividade no mercado, também podem usufruir das vantagens trazidas com a conquista da ISO 9001. Atualmente, a ISO é muito mais focada em resultado do que em papéis. Além de ser mais flexível, se adapta com maior facilidade à realidade das organizações menores.

O que uma certificação ISO pode causar em minha empresa?

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Certificação ISO 9001: o que um pequeno negócio precisa para obter o selo?

Apoio de uma consultoria especializada

Esta não é uma regra, portanto, é possível tentar implementar os requisitos da norma sem a ajuda de uma consultoria externa. Mas com certeza, ter o apoio de profissionais experientes no assunto aumenta as chances da empresa conseguir a ISO. Diversas etapas devem ser feitas com o máximo de cuidado para que a instituição seja aprovada na auditoria. É necessário mapear processos, criar procedimentos, preparar a documentação necessária e gerenciar registros. Tudo isso deve ser feito de acordo com a norma. Mesmo quando a empresa é pequena, estas etapas são simplificadas quando se conta com a consultoria de especialistas no assunto.

Participação de todos

Para que a auditoria tenha o resultado esperado, é essencial que todos os colaboradores entendam a importância da certificação e se envolvam no processo. Em uma pequena empresa isso pode ser um pouco mais simples, já que o número de funcionários é menor. Mas o engajamento de todos é tão importante quanto em uma empresa maior. Por isso, a administração deve promover ações que expliquem e conscientizem os colaboradores sobre as vantagens que a ISO traz para a empresa e, consequentemente, para os seus colaboradores.

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Preparo

Outro ponto importante, que garante a certificação, é o preparo da empresa.

Todas as etapas do processo de implementação também têm como objetivo deixar a empresa e seus colaboradores prontos para enfrentar a auditoria. Além disso, é altamente aconselhável fazer uma auditoria de teste, que aponte possíveis falhas apresentadas nos processos implementados. Empresas de consultoria costumam oferecer este serviço, que tem como intuito encontrar as não conformidades, para que o processo possa ser corrigido antes da auditoria real.

Contratação do órgão certificador

Depois de implementados os processos, colaboradores treinados e feitas as revisões e correções necessárias, é hora de contratar o organismo certificador que fará a auditoria oficial na empresa. Se os auditores comprovarem que a empresa está atuando em conformidade com a norma, o seu negócio ganha o selo ISO 9001. A certificação tem validade de três anos, com auditorias parciais nos primeiros dois anos e auditoria completa no terceiro ano, para que a empresa possa manter seu certificado.

O que você acha deste crescente interesse das pequenas empresas na obtenção da ISO 9001? Solicite sua demonstração!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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