Andrea Duran
Por Andrea Duran

Auditoria Interna: cumprir requisito ou buscar oportunidades de melhoria?

As Normas de Gestão ISO 9001 e ISO 14001 têm como requisito para sua certificação a realização de auditorias internas, também conhecidas como auditorias de 1ª parte, nas quais a organização auto avalia a manutenção e eficácia de seu Sistema de Gestão. A auditoria é uma grande oportunidade de enxergar pontos de melhoria nos processos, produtos e […]


As Normas de Gestão ISO 9001 e ISO 14001 têm como requisito para sua certificação a realização de auditorias internas, também conhecidas como auditorias de 1ª parte, nas quais a organização auto avalia a manutenção e eficácia de seu Sistema de Gestão.

A auditoria é uma grande oportunidade de enxergar pontos de melhoria nos processos, produtos e serviços. É um dos poucos momentos que temos dentro das atribulações da rotina do trabalho para parar, entender e analisar como as atividades foram planejadas, executadas, verificadas e melhoradas.

Porém alguns cuidados devem ser tomados para o sucesso dessa atividade:

1)      Selecione bons candidatos à auditores

A direção deve escolher, junto com os demais gestores, os funcionários que tenham habilidade para ser um auditor. Não adianta escolher o Sr. José se este é introvertido, prolixo, desorganizado, e pior, não está interessado em aprender essa nova competência, já que ele não terá “nenhum ganho com isso, somente aumento de trabalho.”

Busque pessoas respeitadas dentro da sua empresa, que tenham vontade de participar e principalmente, contribuir, fazer algo a mais, aprender e crescer.

Que tal abrir vagas para candidatos à auditores internos dentro da sua Empresa?

Defina alguns requisitos mínimos, instrução, perfil da pessoa, assiduidade, tempo de casa, entre outros.

Depois de selecionados, os auditores deverão ser treinados em cursos de formação de auditores internos e interpretação dos requisitos das normas. Somente após essa preparação poderão ir a campo desenvolver a auditoria.

2)      Auditoria não é fiscalização!

Crie um clima propenso à busca de melhorias. Não existem culpados!

Existem processos com falhas! Oportunidades para melhorarias!

As auditorias planejadas e comunicadas com antecedência permitem que ambos se preparem, auditores e auditados. Não é necessário o evento surpresa!

Aproveitem e desfrutem dos benefícios das auditorias internas e não cumpram apenas o requisito da norma! Sua empresa merece mais!