Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Aumente a sua exportação com um sistema de gestão da qualidade (ISO 9001)

ISO 9001 e exportação são assuntos que andam de mão dadas! No presente post, vamos analisar como ocorre está complementariedade e os motivos para se buscar a certificação ISO 9001 para acessar novos mercados.  O mercado internacional está cada vez mais exigente! A qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um quesito extremamente relevante na avaliação […]


ISO 9001 e exportação são assuntos que andam de mão dadas! No presente post, vamos analisar como ocorre está complementariedade e os motivos para se buscar a certificação ISO 9001 para acessar novos mercados. 

O mercado internacional está cada vez mais exigente! A qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um quesito extremamente relevante na avaliação de um importador.

O que muitos gestores não sabem é que essa qualidade pode começar com a implementação da ISO 9001. Este sistema de gestão da qualidade é ótimo para conseguir maior poder de competitividade, reconhecimento internacional e acesso a mercados ainda mais exigentes. Principalmente em momentos de crise econômica, a ISO 9001 pode ser uma ferramenta importante para garantir o crescimento da sua exportação. Acompanhe!

1. Reconhecimento internacional de qualidade garantida

No comércio exterior a concorrência é grande e livre. É plenamente possível que você encontre centenas de empresas que ofereçam o mesmo produto ou serviço que a sua empresa. Então, como se destacar nesse mercado? A implementação de um sistema de gestão da qualidade deixará a sua empresa apta para receber uma certificação ISO 9001 e, isso, representa um diferencial competitivo forte. Você dará ao seu produto ou serviço o reconhecimento de um padrão de qualidade mundial. Isso é notável e considerável aos olhos dos clientes.

2. Acesso a um mercado maior e mais concorrido

Existem mercados mais refinados com clientes dispostos a pagar mais por um produto ou serviço melhor e com padrão de qualidade internacional garantido. Sendo assim, a ISO 9001 pode ser o passaporte de entrada da sua empresa para um mercado menos concorrido e mais selecionado. É uma possibilidade de ampliar o market share da organização e aumentar a sua exportação.

3. A ISO 9001 como um requisito além do diferencial competitivo

Outro fator que torna a implementação de um sistema de gestão da qualidade importante é o fato de que em alguns segmentos de mercado a ISO 9001 é obrigatória. Sem ela, a empresa não consegue fazer a exportação de seus produtos ou serviços e corre o risco de ser expulso caso não obtenha a certificação. Nesses segmentos, a certificação ISO 9001 não é mais um diferencial competitivo, mas uma exigência do mercado.

4. Aumento da exportação de forma sustentável

Seja em momentos de crise ou não, a implementação de um SGQ dará a possibilidade de realizar melhorias contínuas. Ferramentas como a análise SWOT (Strenght, Weakenesses, opportunities, Threats), PDCA (Plan, Do, Check, Action) e os KPIs (Key Performance Indicator) são utilizadas pela consultoria especializada para garantir o desenvolvimento sustentável do negócio e fortificá-lo no segmento de atuação.

O mercado sofre mudanças repentinas e exige cada vez mais comprometimento com a qualidade para ter sucesso nele. Sendo assim, a obtenção de uma certificação ISO 9001 é um salto gigantesco para se destacar no comércio exterior e elevar a sua exportação a níveis mais altos e relevantes para o negócio.

E você, já possui a certificação ISO 9001? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua experiência e opinião!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque