Pular para o conteúdo

Mapeando processos

Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agregando-lhe valor e gerando uma saída (output) para um cliente interno ou externo.

Exemplo: Processo de Recursos Humanos

Entrada: Descrição de Cargos, Avaliação de Competência, necessidade de treinamento.

Saída: Colaboradores competentes para a função

Planilha – Mapeamento de Processos Tartaruga Turbinada

Baixe nossa planilha Tartaruga Turbinada preenchendo o formulário e realize seu mapeamento com sucesso.

O mapeamento dos processos é uma relação de atividades necessárias para a execução do serviço/produto desejado, fornece uma representação gráfica das ações executadas, são evidenciadas  sequencias de atividades, as pessoas envolvidas e suas responsabilidades, entradas e  saídas, informações sobre documentos  pertinentes a cada processo, formas para monitoramento e medição das atividades (indicadores).

O mapeamento dos processos atende ao requisito da norma ISO 9001:2008 ABORDAGEM DOS PROCESSOS onde a empresa consegue visualizar seus  processos baseado em medições objetivas.

Consultoria ISO 9001

Marcações:

0 comentário em “Mapeando processos”

  1. ola sou colaborador de uma empresa que tem implantado o iso 9001 e esta implantando o 14001 tenho uma curiosidade depois que a empresa emprego o iso ela começou a pagar anualmente plr (participação de lucros e resultados) é um requerimento do iso beneficiar os funcionários ou é boa índole dos empregadores? obrigado

    1. Olá Sidnei

      Primeiramente quero agradecer sua participação em nosso blog, respondendo o seu questionamento a implementação de sistema da Qualidade (ISO 9001) e Sistema Ambiental (14001) não tem relação com a Participação Lucros e Resultados o PLR é uma Estratégia de Gestão Empresarial que vem sendo bastante utilizada no mundo dos negócios, o programa oferece aos empresários e funcionários, ganho em produtividade e redução de custos, uma vez que o valor de percentual pago não caracteriza incidência de encargo trabalhista, além de funcionar como motivação interna aos colaboradores.

      Espero ter ajudado!

      Cristiane Gonçalves
      Especialista Equipe

  2. Ricardo Monteiro

    Cristiane,bom dia.
    Tenho uma dúvida no entendimento da norma em relação
    Verificação de projetos:
    É quando chega o projeto da empresa tercerizada, verifico se tudo que eu pedi foi atendido ex: dois dormitórios,janela veneziana,porta WC. 60cm,etc…
    Análise:
    após verificação do projeto,podendo ser feita junta serve para analisar e fazer uma compatibilização dos projetos e também se é precisao mudar algo EX: é mais viável substituir as portas WC que são de 60cm por outra de 70cm,as janelas venezianas serão substituidas por vitrôs,etc…
    Validação de projetos:
    Após feito verificação e análise vou para a parte de execução.EX: foi executado os projetos de hidráulica e elétrica ambos estão válidos e aprovados para outras unidades.
    As validações podem ser de todos projetos de uma vez ou separados por projetos ?

    Seria isso ?

    1. Olá Ricardo, seja bem vindo em nosso blog!

      A diferença entre verificação e validação em projetos está no motivo e resultados da análise.

      A verificação é responsável por verificar se os critérios especificados foram atendidos e a validação é responsável por indicar se o produto atende às especificações de uso pelas quais ele foi desenvolvido, ou seja, a verificação é o teste para saber se o equipamento/produto está funcionando e a validação é para saber se ao funcionar, ele cumpre o que foi prometido.

      Espero que possamos tê-lo ajudado. Qualquer duvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque