Skip to main content

Mapeando processos

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agregando-lhe valor e gerando uma saída (output) para um cliente interno ou externo.

Exemplo: Processo de Recursos Humanos

Entrada: Descrição de Cargos, Avaliação de Competência, necessidade de treinamento.

Saída: Colaboradores competentes para a função

O mapeamento dos processos é uma relação de atividades necessárias para a execução do serviço/produto desejado, fornece uma representação gráfica das ações executadas, são evidenciadas  sequencias de atividades, as pessoas envolvidas e suas responsabilidades, entradas e  saídas, informações sobre documentos  pertinentes a cada processo, formas para monitoramento e medição das atividades (indicadores).

O mapeamento dos processos atende ao requisito da norma ISO 9001:2008 ABORDAGEM DOS PROCESSOS onde a empresa consegue visualizar seus  processos baseado em medições objetivas.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria