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Iniciativas públicas a favor da sustentabilidade

Quais são as iniciativas públicas a favor da sustentabilidade? Um dos grandes objetivos da Norma ISO 14001:2015, conforme define seu escopo (Item 1) é fazer com que as organizações busquem gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma sistêmica, contribuindo para o pilar ambiental da sustentabilidade. Sendo assim, iremos ver uma iniciativa… 

ISO 9001 requisitos: 4.4 – Sistema de gestão da qualidade e seus processos

A jornada “ISO 9001 requisitos” continua, e hoje o debate é sobre processos…Abordaremos aqui um dos requisitos mais fantásticos da versão 2015, o 4.4 – Sistema de gestão da qualidade e seus processos. Mais que um item sobre processos, é exatamente neste momento que começamos a ver claramente o princípio… 

ISO 9001 requisitos: 4.3 – Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade

Avançando no requisito 4 – Contexto da Organização, agora iremos tratar sobre o que diz o item 4.3 – Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade. Este requisito inclui uma importante atribuição para quem está em processo de implementação da ISO 9001. Momento de determinar o escopo do… 

Novas oportunidades para o mercado de construção civil em 2021

Oportunidades surgem todos os dias, mas não são todos que conseguem aproveitá-las! Esta é uma máxima para qualquer empresário, independente do setor em que ele atua. No texto de hoje iremos tratar das oportunidades específicas de um setor: a construção civil. Veremos que em 2018, os construtores têm boas razões para pensar em melhorias e novos investimentos.

ISO 9001 requisitos: 4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas.

Partes interessadas é um dos mais novos conceitos inseridos na ISO 9001:2015. Também conhecido como stakeholder, as partes interessadas são extremamente importantes para garantir o sucesso ao longo prazo de qualquer organização. Para ilustrar esta nova terminologia, utilizaremos o exemplo da festa de casamento. Quem já participou diretamente da organização… 

A Perspectiva do Ciclo de Vida na ISO 14001:2015

A principal mudança da ISO 14001 na sua versão publicada em 2015 é a necessidade das empresas, que implementaram seu Sistema de Gestão ambiental, realizarem a perspectiva de ciclo de vida dos seus produtos e serviços. No texto de hoje, vamos estudar a fundo o conceito e aplicabilidade desta perspectiva em uma organização.

As 5 ferramentas da qualidade mais usadas para a Gestão de Riscos em uma empresa

Sabemos que o termo Gestão de Riscos está na moda, mas você sabe por quê? Cada vez mais são pequenos detalhes corporativos que diferem de modo positivo ou não o desempenho de uma organização em seu próprio mercado, não é mesmo? Logo, agir preventivamente ao surgimento de erros e articular uma cultura de prevenção são um dos meios atuais mais eficazes pra estimular a competitividade de um negócio.

Atendimento ao cliente: De quem é a responsabilidade?

Muitos acreditam que o atendimento ao cliente é de responsabilidade de um setor ou departamento específico, outras empresas já atribuem isto como uma tarefa primordial para toda organização, afinal quem está certo? No texto de hoje, iremos discutir algumas ideias e crenças sobre atendimento ao cliente que podem mudar o jeito da sua organização ver e se relacionar com seu público.

Boas Práticas de Fabricação e a Legislação Brasileira

As Boas Práticas de Fabricação ou BPF são um grupo de atividades predefinidas com o fim de assegurar as condições sanitárias básicas dos estabelecimentos envolvidos em toda a cadeia produtiva de alimentos, ou seja, produtores primários, processadores ou distribuidores. O foco principal é prevenir danos á saúde do consumidor garantindo a inocuidade dos alimentos, também conhecida como “segurança de alimento”.

ISO 9001:2015 – O envolvimento da Alta Direção no SGQ!

Além de não citar mais o papel do Representante da Direção (RD), a ISO 9001:2015 também deixa mais evidente algumas instruções sobre o quanto a Alta Direção deve estar envolvida com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Entretanto, quando vamos para a prática, a Diretoria de muitas empresas ainda vê o SGQ como um trabalho “extra” às atividades de rotina. Por que isso acontece? Será que a Direção está preparada para essa mudança de mentalidade? Será que o profissional da qualidade está pronto para envolver a diretoria nesses processos?

O que é e para que serve um Checklist?

O Checklist é uma lista de itens que foi previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. Seu intuito é atestar que todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas de acordo com o programado. O Checklist, também conhecido como Folha de Verificação, está no hall das famosas e consagradas ferramentas da qualidade. Sua utilização é tão difundida que podemos encontrar em diferentes setores empresariais e círculos sociais.