Pular para o conteúdo

Blog

Atendimento ao cliente: De quem é a responsabilidade?

Muitos acreditam que o atendimento ao cliente é de responsabilidade de um setor ou departamento específico, outras empresas já atribuem isto como uma tarefa primordial para toda organização, afinal quem está certo? No texto de hoje, iremos discutir algumas ideias e crenças sobre atendimento ao cliente que podem mudar o jeito da sua organização ver e se relacionar com seu público.

Boas Práticas de Fabricação e a Legislação Brasileira

As Boas Práticas de Fabricação ou BPF são um grupo de atividades predefinidas com o fim de assegurar as condições sanitárias básicas dos estabelecimentos envolvidos em toda a cadeia produtiva de alimentos, ou seja, produtores primários, processadores ou distribuidores. O foco principal é prevenir danos á saúde do consumidor garantindo a inocuidade dos alimentos, também conhecida como “segurança de alimento”.

ISO 9001:2015 – O envolvimento da Alta Direção no SGQ!

Além de não citar mais o papel do Representante da Direção (RD), a ISO 9001:2015 também deixa mais evidente algumas instruções sobre o quanto a Alta Direção deve estar envolvida com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Entretanto, quando vamos para a prática, a Diretoria de muitas empresas ainda vê o SGQ como um trabalho “extra” às atividades de rotina. Por que isso acontece? Será que a Direção está preparada para essa mudança de mentalidade? Será que o profissional da qualidade está pronto para envolver a diretoria nesses processos?

O que é e para que serve um Checklist?

O Checklist é uma lista de itens que foi previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. Seu intuito é atestar que todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas de acordo com o programado. O Checklist, também conhecido como Folha de Verificação, está no hall das famosas e consagradas ferramentas da qualidade. Sua utilização é tão difundida que podemos encontrar em diferentes setores empresariais e círculos sociais.

Certificar ISO 9001 ou outras normas ISO dão lucro ou prejuízo?

Sempre que destacamos os benefícios dos Sistemas de Gestão com base em normas como a ISO 9001 incluímos a redução de desperdício, aumento de produtividade e consequente aumento de lucratividade na lista dos prós, mas será que isso acontece mesmo? Neste artigo dou dicas do que fazer e como medir se os investimentos em qualidade estão contribuindo para gerar lucro ou prejuízo.

A Tendência do Compartilhar

Muito se lê, muito se escuta: que compartilhar é o caminho, a tendência nos dias de hoje. Atualmente, procura-se compartilhar de tudo. De pensamentos às experiências. De espaços à bens. De favores às gentilezas. De trabalhos à serviços.

Como engajar os colaboradores na implementação de Sistemas de Gestão?

Vou resolver este problema com 7 dicas infalíveis. Coloque-as em prática e eu GARANTO o resultado! Talvez esta seja uma das perguntas mais frequentes de Representantes da Direção (RDs) a cargo da implementação de Sistemas de Gestão ou ainda de coordenadores de projeto à frente de grandes projetos ou até… 

Principais mudanças no PBQP-H em 2021

O Ministério das Cidades anunciou alterações no SiAC (Sistema de avaliação das construtoras), as quais modificaram algumas regras no PBQP-H. As empresas de construção civil têm até 09 de julho de 2017 para realizarem a transição de seu sistema e continuar aproveitando os seus benefícios. A principal mudança foi a inclusão da Norma de Desempenho, ABNT NBR 15575:2013. Neste texto iremos abordar os principais elementos para implementação dos requisitos da Norma de Desempenho, que são: Análise do Entorno; Perfil de Desempenho da Edificação; Plano de Controle Tecnológico; e Definição das Responsabilidades de um projeto.

Segurança de alimentos: Quais são as novidades sobre as Auditorias?

Dentre os esquemas de certificação aprovados pelo GFSI, um item em comum que tem ganhado destaque são as auditorias não anunciadas, sendo essas conduzidas sem prévia notificação da data ao cliente. Este sistema de auditoria oferece às empresas uma oportunidade para demonstrar que o seu sistema e procedimentos são mantidos… 

Processos, como classificá-los?

Algumas vezes ouvimos: “aquela empresa tem ótimos processos!”. Mas, o que realmente isto quer dizer? A palavra processos pode trazer muitos significados, entretanto a melhor definição deste termo se encontra na ISO 9001:2015. Vamos entender o que são processos de acordo com a ISO 9001 e como podemos classificá-los.

5 passos para realizar um treinamento interno

Para que serve um treinamento interno? Você já deve ter ouvido a frase: “Ninguém chega a nenhum lugar sozinho”. De certa forma esta sentença é verdadeira, mas no contexto das organizações o correto seria: “Ninguém chega a nenhum lugar sem ajuda de pessoas treinadas e capacitadas”. Foi pensando nesta segunda expressão que surgiu a ideia de escrever este artigo. O objetivo é ensinar o passo a passo para programar o ciclo de treinamentos internos para seus colaboradores.

O ciclo de vida do produto e a ISO 14001

Ciclo de Vida do Produto: O que eu preciso saber?

Hoje iremos discorrer sobre uma das mais novas abordagens contidas na ISO 14001:2015: o pensamento baseado no ciclo de vida. Leia atentamente cada detalhe, pois este assunto é muito importante para seu sistema de gestão ambiental e a implicação deste tema pode te auxiliar a entender como pode ocorrer impactos e aspectos ambientais em suas operações.

gestão de pessoas

Gestão de Pessoas: Dicas para aumentar o envolvimento da sua equipe de trabalho.

Se comparamos uma empresa a um ser humano, a área de Gestão de Pessoas seria o coração da organização. Responsável por bombear sangue oxigenado, o coração é um órgão vital para sobrevivência de todas as partes do nosso corpo. Da mesma maneira, podemos equiparar o departamento de gestão de pessoas, pois ele possui a responsabilidade de “oxigenar” o capital humano, ao ponto de manter uma organização revigorada e pronta para as tarefas do dia a dia.

A Norma de Desempenho e o PBQP-H

Em 19 de julho de 2013, entrou em vigor a norma ABNT NBR 15.575/2013 – Edificações habitacionais – Desempenho (ABNT, 2013), conhecida como Norma de Desempenho. Mas o que diz a norma de desempenho? O que encontrarei ao longo de suas páginas? No texto de hoje iremos ter um overview do que diz a NBR 15575 e como ela está relacionada ao PBQP-H.

Relação do SASSMAQ com o Contran 517

SASSMAQ: O que diz a Resolução Contran 517?

Quando o assunto tem a ver com vazamentos de materiais químicos ocasionados por acidentes no trânsito, o SASSMAQ possui formas de estabelecer os controles necessários. Este Sistema de Avaliação fornece mecanismos para as transportadoras de produtos químicos atuarem com responsabilidade e segurança.

pbqp-h livro de inspeção do trabalho

PBQP-H: Obrigatoriedade do livro de inspeção do trabalho

PBQP-H: Livro de inspeção do trabalho O livro de inspeção do trabalho apoia e registra a situação encontrada no momento da auditoria do fiscal do trabalho (não conformidades, determinação de prazos entre outros). As fiscalizações ocorrem aleatoriamente e sem periodicidade determinada. Elas seguem as vertentes e indicadores sob o aspecto…