Certificação ISO 9001 garante respeitabilidade no mercado

Escrito por 1 de abril de 2010abril 9th, 2021Qualidade e Inovação
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Todas as empresas têm um nome a zelar. Por isso, cada vez mais é necessário ter um algo a mais perante a concorrência. Ainda mais se o cliente for grande. Muitas empresas de pequeno e médio porte existem para servir às grandes (muitas possuem apenas um cliente), fornecendo desde mão de obra terceirizada até matéria-prima.

Se uma companhia tem como cliente uma gigante ou multinacional, ela passa a se tornar “parte” da empresa. Afinal, se a pequena comete um erro, ou não respeita prazos, quem irá sentir os reflexos e enfrentará a fúria dos consumidores é a marca famosa, que terá de gastar em marketing para conquistar a população novamente.

Desta forma, ser uma empresa confiável é ter um diferencial; porém, é necessário que se divulgue esse atrativo. A certificação ISO 9001 é uma das formas de conquistar a confiança do mercado.

Disputa acirrada

Hoje, a concorrência não é realizada apenas por meio de preços menores. A qualidade nos serviços, uma carteira de clientes respeitável e o selo de certificação ISO 9001 são diferenciais para qualquer empresa, independente do tamanho.

Assim como no mercado de trabalho, em que as empresas exigem que seus funcionários falem inglês e tenham um diploma universitário, as mesmas exigem de seus fornecedores a certificação ISO 9001, pois é uma garantia que o contratado seguirá uma série de especificações, condizentes com a rotina da empresa.

No próximo post: mais sobre o assunto, com exemplos e cases.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria