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Então hoje vamos verificar como a Analise Crítica pela Direção deve ser conduzida de forma a atingir os objetivos que foram estabelecidos na norma e também para trazer benefícios estratégicos para a sua organização.

Para isso, vamos esclarecer alguns conceitos importantes:

O que é uma“Análise Crítica”?

Analisar criticamente é verificar se os requisitos estabelecidos de um projeto foram alcançados e quais são as melhorias que possam agregar valor.

Por que realizar uma análise?

Antes de responder essa pergunta, vamos pensar na quantidade de dados que recebemos por dia de diversas fontes diferentes. Segundo um estudo da University of Southern California, todos os dias, a quantidade de informação que recebemos equivale ao conteúdo de 174 jornais.

Agora vamos refletir… De todo esse bombardeio de conteúdo que recebemos todos os dias, quantos dados são analisados por nós de forma consciente e objetiva? Quase nenhum.

Então é dentro dessa perspectiva que é importante agendar em intervalos planejados, reuniões para discussão de informações importantes da organização que não são percebidos no dia a dia e para planejar os próximos passos a serem seguidos.

 

Como fazer uma “Análise Crítica”?

Em primeiro lugar, é necessário pensar no TODO.

Não tem como analisar criticamente uma situação com dados parciais ou então quando se conhece apenas um lado da situação ou também quando não se conhece o ambiente em que está inserido, seja ele economico, político, social ou ambiental. Afinal, avaliar impactos positivos e negativos de uma decisão faz parte de uma análise crítica bem realizada.

É importante também ter um foco e dados objetivos para a análise. Reuniões sem pautas definidas normalmente não levam a nada e são um desperdício de tempo e dinheiro.

Quais são as pessoas que devem participar?

São aquelas que têm poder de decisão na empresa e que não possuem interesses específicos para defender.

Reunião de Análise Crítica do sistema de Gestão da Qualidade pela Alta Direção

Bom…. agora acredito que ficou claro para todos o motivo pelo qual a norma ISO 9001 exige a realização dessa reunião em  intervalos programados.

Ora, se uma das premissas básicas da ISO 9001 é a melhoria contínua, a realização da analise critica do sistema de gestão da qualidade é um fator indispensável para essa meta.

Então gestor, aproveite a analise critica do sistema de gestão da qualidade como um momento para agregar real valor para a sua empresa e acompanhar o planejamento estratégico da sua empresa e realizar os ajustes necessários. Bom Trabalho!

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Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria