Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Como tornar a comunicação uma rotina na empresa

Todas as empresas, dos mais diversos setores, apresentam uma coisa em comum: funcionam muito melhor quando há uma boa comunicação entre seus colaboradores! Quando isso não acontece, o resultado pode ser um grande número de retrabalho nas equipes, baixa produtividade e problemas, que poderiam ter soluções simples, só chegam ao conhecimento dos gestores quando se […]


Todas as empresas, dos mais diversos setores, apresentam uma coisa em comum: funcionam muito melhor quando há uma boa comunicação entre seus colaboradores! Quando isso não acontece, o resultado pode ser um grande número de retrabalho nas equipes, baixa produtividade e problemas, que poderiam ter soluções simples, só chegam ao conhecimento dos gestores quando se tornam algo muito maior e mais complicado de resolver. Para evitar tudo isso, é fundamental incentivar a troca de informações diária entre seus funcionários! Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas para fazer da comunicação uma rotina entre seus colaboradores, confira:

Dicas para melhorar a comunicação na sua empresa

Crie um canal de comunicação para divulgar novidades internas
Pode ser um informativo impresso ou uma versão digital, como um blog com acesso exclusivo para os funcionários. O importante é usar este espaço para compartilhar tudo o que está acontecendo nas equipes. Determinado setor começou um projeto novo? Uma meta foi alcançada por determinada equipe? Entraram novos funcionários? Use esse espaço para informar toda a empresa! Esta é uma maneira de manter todo mundo atualizado e de incentivar a comunicação interna.

Incentive o feedback
O feedback, geralmente, é uma conversa entre líder e membro da equipe. Neste momento, são discutidas as características positivas e os pontos que podem ser melhorados no trabalho. Além desta ser uma oportunidade para que o funcionário melhore seu perfil profissional, manter o feedback constante é mais uma maneira de fazer da comunicação uma rotina na empresa. Também é interessante aproveitar este momento para escutar o que o colaborador tem a dizer, assim, ele percebe que há espaço para diálogo na empresa.

Use ferramentas virtuais compartilhadas para organizar as tarefas dos colaboradores
O Kanban e a agenda virtual são dois bons exemplos. Além dessa ser uma forma de manter os processos de trabalho bem organizados, também é uma maneira de manter todos os funcionários bem informados sobre o que está sendo desenvolvido na empresa e sobre o que está sendo produzido pelos colegas. O ideal é que a ferramenta permita que os colaboradores possam visualizar, incluir sugestões e escrever comentários nas tarefas uns dos outros – tudo para facilitar as atividades em andamento. Assim, há uma comunicação aberta e eficaz, que resulta em aumento de produtividade.

Marque reuniões semanais
É importante definir um momento da semana especificamente para trocar informações. Assim, não há risco de faltar diálogo em decorrência de uma semana corrida de trabalho, por exemplo. Neste momento, é importante que sejam discutidas as tarefas em desenvolvimento, os obstáculos que devem ser contornados na semana e demais assuntos que devem ser de conhecimento dos gestores.

Eventos externos
Organizar eventos que fortaleçam os laços da equipe também é uma maneira de incentivar o diálogo na empresa. Momentos como um happy hour ou uma festa de final de ano são importantes por isso: ajudam a integrar o grupo. Isso é essencial para motivar a comunicação entre seus colaboradores.

E você, o que faz para incentivar a comunicação na sua empresa? Compartilhe sua experiência!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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