construcao civil
Camila Marcocci
Por Camila Marcocci

Construção Civil: a importância do setor no país e novas tecnologias para o seu desenvolvimento

Sabemos que a construção civil é um dos setores mais afetados durante uma crise no Brasil, mas você sabe qual é a importância desse setor para o país e o que pode impactar para o seu crescimento futuro?


Tempo de Leitura: 2 minutos

Sabemos que a construção civil é um dos setores mais afetados durante uma crise no Brasil, mas você sabe qual é a importância desse setor para o país e o que pode impactar para o seu crescimento futuro?

Os países em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil, tem uma enorme carência de moradia e infraestrutura, e apesar de passar por altos e baixos na economia, a construção civil tem grande impacto tanto no PIB com a geração de empregos e renda. Devida importância econômica e social, esse setor tem papel fundamental no desenvolvimento do país.

Como impactos positivos, o setor da construção civil é um dos principais setores que geram empregos no Brasil. Segundo o Estadão, em 2019 a construção civil representava 6,7 milhões de vagas de trabalho, ou seja, esse número significava cerca de 7,3% de todos os empregos no país, tendo como balanço um, a cada 14 pessoas empregadas, uma trabalha no setor.

Na economia, existem alguns fatores que interferem diretamente na construção civil como taxa de juros, estabilidade econômica, investimentos públicos em infraestrutura e moradia, entre outros. Assim como a geração de empregos, o impacto do setor na economia, segundo a FIBRA, representou em 2017 cerca de 6,2% do PIB, o equivalente a R$322 bilhões e esse dado coloca a construção civil entre os 6 principais “motores” da nossa economia. Já em 2019, o PIB da construção civil fechou com crescimento de 1,6%, frente a 2018, resultado que interrompe um grande período de desempenho negativo no setor.

Os números trazem boas perspectivas, tanto para o setor como para a economia nos próximos anos, seja para os negócios, para os cofres públicos e, principalmente, para os trabalhadores. Afinal, tudo isso resultará em mais contratações em todos os setores, não é?

E sobre o futuro? O que esperar de um dos setores que mais impacta no PIB brasileiro? Pesquisas apontam que a construção civil tem enorme potencial de crescimento e desenvolvimento nos próximos anos. Há expectativa de que algumas tendências e tecnologias realizem grandes transformações contribuindo para esse crescimento.

São avanços que podem alterar profundamente o funcionamento do trabalho na área e diminuir impactos negativos que o setor ainda traz. Por exemplo, as tendências para diminuir impactos ambientais como construções modulares e eco-sustentáveis apresentam-se como realidades cada vez mais presentes e bem aceitas pelas construtoras.

Entretanto, como grande marco do setor temos a inserção da tecnologia na construção civil, com avanços tecnológicos. Uma das mais comentadas ultimamente é o BIM (Building Information Modeling), que torna muito mais eficiente o sistema de informações de um projeto.

Além disso, aplicativos para celular, conectados à nuvem também surgem em peso para facilitar a rotina da construtora e das suas obras. Você sabia que a Templum já está trabalhando com essa tecnologia para facilitação e inserção de indicadores precisos para o seu controle dentro do sistema de gestão? Acesse nosso youtube para entender um pouco mais sobre essa nova tecnologia COMECE A DIGITALIZAR SUA CONSTRUTORA Soluções Inovadoras para Construção Civil

Camila Marcocci

Consultora em Templum Consultoria
Formada em Engenharia Civil, é especialista em Sistema de Gestão da Qualidade nas normas ISO 9001 e PBQP-H. Possui certificado em Segurança do Trabalho, Fiscalização de Projetos, Obras de Engenharia e Educação Ambiental. Experiência em gestão da qualidade aplicada à obras. Auditora Interna do Sistema de Gestão da Qualidade – PBQP-H formada pela Falcão Bauer.
Camila Marcocci