O diagnóstico da gestão da qualidade identifica os principais pontos de melhoria na gestão atual da sua empresa. A realização dele é a primeira etapa de um processo de transformação e mudança, pois para saber aonde a sua empresa deseja chegar, primeiro será necessário reconhecer aonde a sua empresa está.
Da mesma forma se faz necessário a definição dos objetivos que essas melhorias trarão para a sua empresa, para definir aonde quer chegar. Para saber aonde a sua empresa está na prática, devemos prestar atenção nos seguintes pontos:
1° Gestão Estratégica
Na gestão estratégica deve-se definir a identidade da sua empresa, a cultura organizacional, sua posição no mercado e os objetivos centrais do seu negócio.
2° Liderança
Definir com clareza o propósito da empresa e estar próxima dos colaboradores, promovendo ferramentas, recursos e o ambiente necessário para o atingimento dos objetivos se esforçando constantemente na construção dos valores e cultura da empresa.
3° Processos Organizacionais
Gerenciar os processos da forma correta para o atingimento dos objetivos estratégicos é a chave de um sistema de gestão eficiente. Diminuindo gargalos na comunicação entre os processos, medindo a eficácia e recursos necessários para uma melhoria contínua.
4° Gestão de Pessoas
Capacitação de pessoas para garantir o melhor desempenho de todos processos, para que isso aconteça vamos capacitar os colaboradores, com treinamentos, recursos e clima organizacional, monitorando de forma periódica a sua satisfação.
5° Foco no Cliente
Nessa etapa vamos monitorar as expectativas do seu cliente, para que o seu produto ou serviço esteja alinhado as suas expectativas, seja elas na abordagem inicial em vendas, na entrega do serviço ou produto e no seu relacionamento com o cliente.
6° Gestão Operacional
A gestão operacional é o momento que vamos adequar todas as ferramentas anteriores ao seu dia-a-dia, tanto no planejamento como na execução delas.
Criando procedimentos que garantam a repetibilidade das tarefas promovendo eficiência operacional e aumento de lucro.
Um dos principais propósitos do diagnóstico de gestão da qualidade…
É identificar qual o próximo passo da sua jornada, quais são as áreas que exigirão mais sua atenção.
Tendo a clareza de onde sua empresa está e onde quer chegar, o diagnóstico é uma ferramenta rápida, simples e ágil para definir quais as próximas ações a serem tomadas
[Série] Simplificando a Gestão: Confira o episódio 04: Implementação da gestão da qualidade