diagnóstico de gestão da qualidade
Tiago Augusto
Por Tiago Augusto

Diagnóstico de Gestão da Qualidade – Simplificando a Gestão

O diagnóstico da gestão da qualidade identifica os principais pontos de melhoria na gestão atual da sua empresa. A realização dele é a primeira etapa de um processo de transformação e mudança, pois para saber aonde a sua empresa deseja chegar, primeiro será necessário reconhecer aonde a sua empresa está.


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O diagnóstico da gestão da qualidade identifica os principais pontos de melhoria na gestão atual da sua empresa. A realização dele é a primeira etapa de um processo de transformação e mudança, pois para saber aonde a sua empresa deseja chegar, primeiro será necessário reconhecer aonde a sua empresa está.

Da mesma forma se faz necessário a definição dos objetivos que essas melhorias trarão para a sua empresa, para definir aonde quer chegar. Para saber aonde a sua empresa está na prática, devemos prestar atenção nos seguintes pontos:

 

 

Gestão Estratégica

Na gestão estratégica deve-se definir a identidade da sua empresa, a cultura organizacional, sua posição no mercado e os objetivos centrais do seu negócio.

Liderança

Definir com clareza o propósito da empresa e estar próxima dos colaboradores, promovendo ferramentas, recursos e o ambiente necessário para o atingimento dos objetivos se esforçando constantemente na construção dos valores e cultura da empresa.

Processos Organizacionais

Gerenciar os processos da forma correta para o atingimento dos objetivos estratégicos é a chave de um sistema de gestão eficiente. Diminuindo gargalos na comunicação entre os processos, medindo a eficácia e recursos necessários para uma melhoria contínua.

Gestão de Pessoas

Capacitação de pessoas para garantir o melhor desempenho de todos processos, para que isso aconteça vamos capacitar os colaboradores, com treinamentos, recursos e clima organizacional, monitorando de forma periódica a sua satisfação.

Foco no Cliente

Nessa etapa vamos monitorar as expectativas do seu cliente, para que o seu produto ou serviço esteja alinhado as suas expectativas, seja elas na abordagem inicial em vendas, na entrega do serviço ou produto e no seu relacionamento com o cliente.

Gestão Operacional

A gestão operacional é o momento que vamos adequar todas as ferramentas anteriores ao seu dia-a-dia, tanto no planejamento como na execução delas.

Criando procedimentos que garantam a repetibilidade das tarefas promovendo eficiência operacional e aumento de lucro.

Um dos principais propósitos do diagnóstico de gestão da qualidade…

É identificar qual o próximo passo da sua jornada, quais são as áreas que exigirão mais sua atenção.

Tendo a clareza de onde sua empresa está e onde quer chegar, o diagnóstico é uma ferramenta rápida, simples e ágil para definir quais as próximas ações a serem tomadas

 

[Série] Simplificando a Gestão: Confira o episódio 04: Implementação da gestão da qualidade