tiago
Por tiago

Dicas para para quem está implementando a ISO 9001

Ai vai algumas dicas para as organizações que desejam ter o certificado ISO 9001: 1- Envolvimento da alta direção. A intenção de ter a empresa certificada tem que partir da alta direção, pois é quem vai acompanhar, cobrar, fornecer recursos humanos e materiais necessários para realização do projeto, é importante que ela esteja na liderança do projeto. Não basta apenas decidir implementar, escolher […]


Ai vai algumas dicas para as organizações que desejam ter o certificado ISO 9001:

1- Envolvimento da alta direção.

A intenção de ter a empresa certificada tem que partir da alta direção, pois é quem vai acompanhar, cobrar, fornecer recursos humanos e materiais necessários para realização do projeto, é importante que ela esteja na liderança do projeto. Não basta apenas decidir implementar, escolher o RD e achar que já fez a sua parte, deve trabalhar junto e cobrar o atendimento ao cronograma, pois se os colaboradores não perceberem o comprometimento da alta direção, eles tambem não vão se preocupar, se a Diretoria está focada no projeto, é porque não é tão importante assim.

2- Escolha do Representante da Direção e Cronogramas bem definidos.

A escolha do representante da direção deve ser muito bem pensada, pois o escolhido deve ter o perfil necessário para exercer tal função, isto é, deve ter um bom relacionamento com os colaboradores das outras areas, é também  importante que tenha conhecimento tanto na área administrativa quanto na área técnica, tenha comprometimento e também tempo disponível para investir na implementação, pois o consultor não consegue fazer nada sozinho. Muito importante também é fazer cursos relacionados a norma, como de interpretação, implementação e auditor interno.

Encontrado o RD ideal, a empresa deve definir um cronograma e um prazo para certificação. Este cronograma deve ser seguido à risca, se for inevitavel, reprograme-o, pois se cair no esquecimento pode acontecer como acontece em varias organizações, varios anos se passam e a empresa não alcança a certificação.

3- Conscientização de todos os colaboradores.

É muito importante a conscientização dos colaboradores, o que percemos quando visitamos clientes, é que eles não entendem por que isso está sendo feito e acham que a ISO 9001 só serve para dificultar o trabalho do dia a dia. Deixe bem claro quais serão os beneficios da certificação, fazer reuniões periodicas apresentando o que ja foi feito e quais serão os próximos passos é uma boa ideia. Quando a necessidade de criar uma instrução de trabalho, fluxo de trabalho ou até mesmo um procedimento, peça a opinião de todos os colaboradores que estão relacionados, pois eles vão entender que são peças importantes na implementação.

Um sistema de gestão mal implementado atrapalha, pois ele acaba burocratizando os seus processos, causando um trauma nos colaboradores. É importante começar pelo menos complexo, utilizar o que já existe quando possivel, quanto mais simples, leve e mais rapido, melhor aceitação terá pelos colaboradores.

E lembre-se, mesmo após conseguir a certificação, você deve periodicamente fazer auditorias internas para que a implementação não caia em esquecimento.