Para qualquer organização, ter o certificado ISO 9001 é um diferencial e tanto. Em segmentos concorridos, como o do mercado imobiliário, é essencial ter padrões internacionais de documentos e atendimento ao cliente para ganhar maior credibilidade do mercado.
E foi exatamente isso que fez a Dimarzio Imóveis, de Campinas (SP). Além de implementar a gestão de qualidade mais conhecida no mundo através da ISO 9001, divulgou a novidade em uma campanha que incluiu anúncios em outdoors, mídias eletrônicas, jornais e revistas.
“Sabemos que o retorno, em termos de clientes, se dá no longo prazo. Porém, as mudanças e adequações já surtem efeito nos processos e no dia a dia do trabalho”, conta Rodrigo Otávio de Souza, diretor-superintendente da Dimarzio.
Souza conta também que o processo de implementação da ISO 9001 se deu em oito meses. Os focos foram o atendimento ao cliente e a padronização de relatórios. “A empresa que obtém o selo ISO 9001 demonstra que tem preocupação com a gestão da qualidade”. Além disso, a participação e o envolvimento dos colaboradores, que gostaram da ideia e se adaptaram rapidamente às novas exigências, foi fundamental no sucesso do projeto. Qualquer organização que pretende obter a certificação ISO 9001 deve estimular a participação de todos.