Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A relação entre a Política da Qualidade e o Envolvimento das Pessoas

Para continuar o assunto sobre os 08 princípios da qualidade, iremos conversar sobre Liderança e Envolvimento das Pessoas. Esse é um tema que já foi abordado algumas vezes nesse blog e que por isso não vou me estender e vou me atentar apenas a um fato bem interessante que demonstra na prática o envolvimento das […]


Para continuar o assunto sobre os 08 princípios da qualidade, iremos conversar sobre Liderança e Envolvimento das Pessoas.

Esse é um tema que já foi abordado algumas vezes nesse blog e que por isso não vou me estender e vou me atentar apenas a um fato bem interessante que demonstra na prática o envolvimento das pessoas com o Sistema de Gestão da Qualidade: a relação dos colaboradores com a Política da Qualidade.

Ao iniciar o processo de implementação da ISO 9001, a empresa coloca cartazes em diversos pontos da empresa com a Política da Qualidade, às vezes coloca inclusive nos crachás, na tela do computador e quadro de avisos, faz a apresentação da Política da Qualidade para empresa e depois, durante a implementação a Política da Qualidade cai no esquecimento de todos, inclusive dos responsáveis pelo SGQ e de repente essa lembrança só volta (e as vezes nem volta) quando é agendada a auditoria e então fica uma correria para que todos decorem a Política da Qualidade para o dia da auditoria e depois cair novamente no esquecimento.

Mas na verdade o que poucos sabem é que uma das formas práticas de se medir o envolvimento das pessoas com a ISO 9001 é verificar como a Política da Qualidade é comunicada e entendida por todos da organização, pois não tem como uma empresa estar voltada para a Qualidade, se as pessoas que estão envolvidas no processo não sabem qual é a sua responsabilidade dentro desse negócio.

Portanto, a empresa que quer envolver profundamente os seus colaboradores dentro de uma prática voltada para a excelência, deve começar a verificar como os funcionários estão envolvidos com a Política da Qualidade e como eles enxergam o seu papel para que a empresa atinja os seus objetivos.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque