Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Onde reclamar de empresas com ISO 9001

Diversas vezes já recebemos emails  de pessoas querendo denunciar e ou reclamar de serviços e produtos de empresas. Ou com dúvidas de como proceder caso uma empresa ou fornecedor certificado ISO 9001 não atendeu seus requisitos  deixando-os descontentes. No caso de você não estar satisfeito com os bens e serviços específicos recebidos, você deveria, em primeiro lugar, […]


Diversas vezes já recebemos emails  de pessoas querendo denunciar e ou reclamar de serviços e produtos de empresas. Ou com dúvidas de como proceder caso uma empresa ou fornecedor certificado ISO 9001 não atendeu seus requisitos  deixando-os descontentes.

No caso de você não estar satisfeito com os bens e serviços específicos recebidos, você deveria, em primeiro lugar, chamar a atenção da empresa em questão sobre o seu descontentamento. Você poderia fazê-lo através dos canais de comunicação normais estabelecidos (sac, ouvidoria, telefone, email, carta). Seu fornecedor é obrigado a investigar sua reclamação, e deveria tomar as ações apropriadas para evitar ou reduzir as chances de repetição de tal fato. Se você ainda continua insatisfeito com a resposta da empresa, e se ela é certificada por um organismo de certificação independente (terceira parte) você deveria chamar a atenção do organismo de certificação para o fato. Você pode encontrar o nome do organismo de certificação no certificado da empresa. O organismo de certificação investigará os problemas durante suas auditorias periódicas do SGQ do fornecedor, ou, em casos críticos, pode decidir levar a efeito uma investigação adicional específica. Se você não receber uma resposta satisfatória do organismo de certificação, e se ele for acreditado (credenciado)–, você deveria reclamar ao organismo de acreditação pertinente (no Brasil o INMETRO). Detalhes relativos à acreditação poderão ser encontrados no certificado ISO 9001 da empresa em questão. Se você tiver dificuldade de obter esta informação, você poderá consultar a lista de organismos de acreditação que são membros do Forum Internacional de Acreditação (IAF) no endereço http://www.iaf.nu. Lembre-se que nada do que foi dito anteriormente afetará os seus direitos legais como comprador, e pode ser mais apropriado tomar ações legais contra a empresa em vez de utilizar os canais citados acima.

Recomendamos então que você como consumidor procure os seus direitos legais ou o PROCON.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque