Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Devemos ter claro que a política deve ser personalizada para cada empresa e deve ter um compromisso com a melhoria continua da Qualidade. Os modelos fornecidos são exemplos para nortear o cliente.

O auditor testa o conhecimento e a compreensão da Política da Qualidade por meio de entrevistas com alguns colaboradores e audita indicadores e práticas da Direção, verificando assim se o que esta escrito é realmente praticado.

Por algumas vezes pode ser confundida com “politicagem”, mas tem a função de direcionar as práticas da empresa para atingir níveis cada vez maiores de Qualidade.

Façamos um teste, leia a Política da Qualidade da sua empresa e compare com as práticas, elas estão de acordo com o que esta definido?

Não deve ser tratada como uma simples frase decorativa, fixada em molduras, ela deve estar estampada nas ações de todos os membros da organização, refletindo na qualidade da empresa, o resultado será percebido com a plena satisfação dos clientes.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

  • Amanda disse:

    Muito interessante! Estou começando agora na área da qualidade e gostaria de umas dicas sobre como fazer a divulgação da politica dentro da empresa, por exemplo: Deveria fazer um treinamento para os funcionários?

    • Olá Amanda!

      A política da qualidade é fundamental para guiar um bom Sistema de Gestão da Qualidade.

      Não existe uma forma específica para divulgar a política de qualidade. Treinamentos, pôsteres espalhados em locais estratégicos da empresa, marcadores de texto e entre outras opções são as várias formas existentes de divulgação.

      Recomendamos que você use a criatividade! Identifique mais de uma forma para divulgação, pois assim você conseguirá fixar na mente de todas as partes interessadas qual é a política de qualidade de sua organização.

      Convém esclarecer que em um processo de auditoria é essencial os colaboradores estarem com a política de qualidade internalizado, a ponto de falarem da política da qualidade como algo natural. Os colaboradores precisam saber e entender qual a política/compromisso da empresa, o que fazem para contribuir com ela, onde pretendemos chegar com a política de qualidade e etc.

      Mais alguma dúvida? Precisou é só chamar.

  • Bernardino disse:

    Estou a fazer um trabalho escolar e tenho que criar uma politica da qualidade para uma micro-empresa qualquer. preciso de ajuda, por-favor, não sei como fazer.

  • Josenildo Nunes de Araujo disse:

    Foi muito bom te encontrado pessoas como vocês que estão tudo tempo tentado ajuda a tira as duvidas de milharais de pessoas. Para mim foi exemplar.

    • Olá Josenildo!

      É uma honra para a nossa empresa poder ajudá-los sempre que possível!

      Continue nos acompanhando em nossos posts.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • meire jane lima disse:

    gostei muito da sua explicação.Mas gostaria de saber como elaborar uma politica da qualidade ou seja passo a passo bem como objetivos e metas.obrigado!!!

    • Olá Meire!

      Primeiramente agradeço sua participação em nosso Blog.

      Uma Política da Qualidade é a declaração por escrito do que a empresa “prega” em relação a qualidade dos seus processo, para atingir níveis de excelência junto aos clientes.
      Primeiramente faça uma reunião com a direção e tentem anotar tudo o que gostariam de ter como principio da organização, pensando em melhoria continua, satisfação dos clientes, competência dos colaboradores, etc.

      Despois disso você ira escrever um texto com palavras de fácil entendimento para que Politica da Qualidade seja entendida facilmente por todos da organização.
      Em relação aos Objetivos eles devem estar alinhados com a Política da Qualidade, ou seja, todos os itens da Politica precisam ter um por que, que será os Objetivos.
      Espero ter ajudado.

  • Ana Paula Santana disse:

    De que maneira objetiva você pode determinar se está operando em uma faixa de qualidade adequada?

    • Cristiane disse:

      Prezada Ana Paula

      Estamos felizes com sua participação no Blog e seu interesse na Qualidade.
      O SGQ é um processo de melhoria continua, não basta apenas programar o sistema ele precisa ser monitorado, uma forma de medir se os objetivos da qualidade estão sendo atendidos é através dos indicadores onde são estabelecidas metas percentuais, monitorando estes indicadores a organização poderá determinar ações para manter ou melhorar o desempenho do seus processos.

      Cristiane Gonçalves
      Equipe

  • mestrebl disse:

    Ola tudo deva bem?

    Estou fazendo um trabalho e uma das perguntas que tenho que responder é quais são os principais motivos que fazem com que uma politica de qualidade deva ser sempre enunciada pela alta administraçao da organizacao e nao por niveis inferiores.Você poderia me ajudar?

    • Cristiane disse:

      Prezado Bruno,

      Muito obrigado pelo seu contato em nosso blog.

      Respondendo a sua pergunta o item 5.3 da norma menciona que a Alta Direção deve assegurar que a Politica da Qualidade seja comunicada e entendida por toda a organização, compete a Alta Direção a determinação dos itens que irão compor a Política, assegurando que ela esteja apropriada ao propósito da organização. A divulgação pode ser feita através de níveis inferiores, mas a escolha deve ser feita pela Alta Direção.

      Cristiane Gonçalves
      Equipe Isoonline