Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Gestão do Conhecimento e o dia a dia das organizações

Uma das práticas mais saudáveis em uma organização é a troca de ideias, conhecimentos e informação. O nome corporativo desse ato é gestão do conhecimento e pode ser feito tanto formalmente, com reuniões, palestras e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamento de alguma técnica ou resolução de dúvidas. A divulgação de informações […]


Uma das práticas mais saudáveis em uma organização é a troca de ideias, conhecimentos e informação. O nome corporativo desse ato é gestão do conhecimento e pode ser feito tanto formalmente, com reuniões, palestras e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamento de alguma técnica ou resolução de dúvidas.

A divulgação de informações e capacitação constante dos colaboradores são importantes no dia a dia das organizações. Elas geram um ambiente de colaboração e confiança, que por si só é um agente motivador. Além disso, quanto mais as pessoas aprendem e são reconhecidas pelo seu esforço, elas dão muito mais de si e literalmente “vestem a camisa” da empresa.

Afinal, de nada adianta ter um bom currículo, estudar em boas escolas e garantir uma boa quantidade de conhecimento se isso não é compartilhado com os demais colaboradores, ou usado a favor da organização.

Ensinar os mais novos (sejam estagiários, guardinhas ou menores aprendizes) também é algo saudável, não somente para capacitar os talentos, mas também para criar uma cultura de sempre buscar mais conhecimento tanto nas novas gerações quanto nos colaboradores que os cercam.

Entre os funcionários com mais tempo de casa, pode-se incentivar a busca por melhor capacitação por meio de cursos e treinamentos fora da organização. Além de agregarem novos valores, uma pausa na rotina é algo motivador.

Opções não faltam e os benefícios são vários. Uma pesquisa da HSM Management mostrou que 76% das empresas que implantam a Gestão do Conhecimento se diferenciam em relação aos concorrentes. Da mesma forma, em 58% houve redução de custos e em 52% aumento de receita. Vale lembrar que nesta pesquisa as empresas podiam listar mais de um benefício desse tipo de gestão.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque