Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

ISO 26000 é a norma de responsabilidade social

A ISO 26000 é a norma de responsabilidade social que está sendo desenvolvida por pessoas de diversas nacionalidades, mas com a liderança de dois países: o Brasil (com a coordenação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT) e a Suécia. É a primeira vez que um país desenvolvido compartilha com uma nação em desenvolvimento […]


A ISO 26000 é a norma de responsabilidade social que está sendo desenvolvida por pessoas de diversas nacionalidades, mas com a liderança de dois países: o Brasil (com a coordenação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT) e a Suécia. É a primeira vez que um país desenvolvido compartilha com uma nação em desenvolvimento a construção de uma norma.

O objetivo é conceituar Responsabilidade Social, para que as organizações que tenham a pretensão de implementá-la saibam o que deve ser feito, criando-se assim um padrão mundial.

Ao contrário das outras normas (como a ISO 9001 e a ISO 14000), a ISO 26000 não terá uma certificação, sendo apenas um guia para as organizações.

Prometida para 2010, a construção da ISO 26000 começou em 2002. Para desenvolver o projeto, foram realizadas diversas reuniões internacionais, além de cada país participante contribuir com sugestões após assembleias internas.

O grupo de trabalho é composto de por 91 países-membro da ISO e 42 organizações que representam mais de um país. A presidência está a cargo do engenheiro brasileiro Jorge Cajazeira e a vice-presidência é do sueco Staffan Söderberg, do WWF.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque