Pular para o conteúdo

Um Raio X das empresas certificadas

 

Segundo dados do Inmetro, existem 6.952 empresas certificadas com a ISO 9001, pelo Brasil inteiro. Um número extremamente baixo, se considerarmos que em 2005 existiam mais de 10 milhões de empresas, e provavelmente hoje este número está muito maior.

Dessas que possuem o Selo ISO, 1.031 atuam em atividades imobiliárias, locações e prestação de serviços; 777 são da construção civil; 501 atuam na área de transporte, armazenagem e telecomunicações, além de 429 no setor de comércio e construção de veículos automotores, bens pessoais e domésticos.

Isso mostra que a maior parte das organizações certificadas está ligada ao consumidor final, seja na produção de bens e serviços ou no “meio de campo” entre indústria e cliente. Ou seja, além de uma ferramenta de marketing (como vimos no post A ISO 9001 aliada ao marketing) e de fidelização do cliente.

Outro fato interessante é o setor da construção civil possuir o segundo maior número de empresas certificadas. Em uma época de boom imobiliário, é importante para as pessoas ter a segurança da certificação, seja na construção e na garantia de entrega do negócio.

O lado negativo da divulgação é a ausência de empresas certificadas nas áreas de extração de petróleo bruto e gás natural; indústrias extrativistas e organizações estrangeiras.

Quais são os benefícios de uma certificação?

Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Dúvidas Frequentes

Eu tenho uma empresa de serviços, posso certificar na ISO 9001?

Todas as organizações, de qualquer ramo de atividade ou porte podem certificar na ISO 9001.

Existem pré-requisitos para certificar?

A empresa deve ter um CNPJ formalizado e atender as legislações do seu ramo de atividade.

Empresas com mais de uma unidade podem certificar na norma?

Pode sim. Nesse caso a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

 

Ficou interessado e quer certificar a sua empresa? Entre em contato conosco!

Marcações:

0 comentário em “Um Raio X das empresas certificadas”

  1. Paloma Soares

    Boa tarde, estou realizando um trabalho sobre as empresas brasileiras certificadas pela ISO 9001, e gostaria de obter mais informações sobre quantas empresas foram certificadas em 2010 e quantas possuem o certificado. Além disso preciso de informações sobre quais os principais países que possuem a certificação da ISO 9001 nas empresas. Desde já agradeço a colaboração.
    Att
    Paloma Soares

    1. Olá Paloma,

      No Brasil são cerca de 8.000 empresas certificadas na ISO 9001 e cerca de 400 na ISO 14001. O INMETRO possui um módulo pago de busca a empresas certificadas no país através do seu site, anote aí: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/.

      No mundo dados não oficiais apontam a China como o país que mais possui certificações ISO, tanto na 9000; 14000; 18000, entre outras.

      Atenciosamente,
      Atendimento

  2. Anderson Maia

    Boa noite!! Estou realizando um trabalho, e gostaria de algumas informações: Exemplos de empresas de prestação de serviço e de produção de bens que tenham certificaçõ ISO. Qual diferença e similares da certificação das empresas.

    Antecipadamente agradecido

    Anderson Maia

    1. Anderson bom dia

      Se você entrar em nosso site http://www.templum.com.br encontrará varias empresas de diferentes atividades para sua consulta. Em relação as prestação de serviços e produção a uma pequena diferença ao definir se escopo para certificação. Imobiliárias, clinicas odontológicos, escritório de contabilidade a certificação é baseada na prestação do serviços que esta empresas oferecem, neste caso temos uma atenção especial com os fornecedores e normas ou leis utilizadas nestas atividades. Ja com as empresas de produção, a atenção é desde a entrada da matéria prima, etapas do processo, acomodação e identificação dos produtos até a entrega ao cliente. Mesmo assim sendo um pouco diferente as atividades a maioria da documentação é utilizada nas duas situações.

  3. Anderson Maia Gonçalves

    Boa Noite!!

    Estou realizando um trabalho, e gostaria de saber exemplos de empresas de prestação de serviços e de produção de bens que tenham certificação ISO, e quais são suas diferenças e similaridades.

    Atencipadamente agradecido

    Anderson Maia

  4. olá, estou fazendo um trabalho e gostaria de saber se você poderia me informar ou indicar onde eu possa saber quais são as empresas que possuem a certificação ISO 14000 ou qualquer uma da série no distrito federal?

    Obrigada

    1. André Seixas

      Olá Tayssa, muito bom dia!

      Essa informação pode ser obtida no site do INMETRO, através do link: http://www.inmetro.gov.br/gestao14001/

      Lá você encontrará uma relação de todas as empresas certificadas na ISO 14001 por organismos (certificadoras) acreditados pelo INMETRO.

      Espero termos ajudado!
      Um grande abraço!

      1. Julia Alberti

        Boa dia, estou realizando meu TCC sobre as empresas brasileiras que possuem a certificação ISO 9001, e gostaria de obter mais informações sobre quantas empresas foram certificadas até o momento e quantas possuem o certificado. Além disso preciso de informações quais já estão se atualizaram para a nova ISO 9001:2015 . Desde já agradeço a colaboração.
        Att
        Julia Alberti