Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

 

Segundo dados do Inmetro, existem 6.952 empresas certificadas com a ISO 9001, pelo Brasil inteiro. Um número extremamente baixo, se considerarmos que em 2005 existiam mais de 10 milhões de empresas, e provavelmente hoje este número está muito maior.

Dessas que possuem o Selo ISO, 1.031 atuam em atividades imobiliárias, locações e prestação de serviços; 777 são da construção civil; 501 atuam na área de transporte, armazenagem e telecomunicações, além de 429 no setor de comércio e construção de veículos automotores, bens pessoais e domésticos.

Isso mostra que a maior parte das organizações certificadas está ligada ao consumidor final, seja na produção de bens e serviços ou no “meio de campo” entre indústria e cliente. Ou seja, além de uma ferramenta de marketing (como vimos no post A ISO 9001 aliada ao marketing) e de fidelização do cliente.

Outro fato interessante é o setor da construção civil possuir o segundo maior número de empresas certificadas. Em uma época de boom imobiliário, é importante para as pessoas ter a segurança da certificação, seja na construção e na garantia de entrega do negócio.

O lado negativo da divulgação é a ausência de empresas certificadas nas áreas de extração de petróleo bruto e gás natural; indústrias extrativistas e organizações estrangeiras.

Quais são os benefícios de uma certificação?

Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Dúvidas Frequentes

Eu tenho uma empresa de serviços, posso certificar na ISO 9001?

Todas as organizações, de qualquer ramo de atividade ou porte podem certificar na ISO 9001.

Existem pré-requisitos para certificar?

A empresa deve ter um CNPJ formalizado e atender as legislações do seu ramo de atividade.

Empresas com mais de uma unidade podem certificar na norma?

Pode sim. Nesse caso a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

 

Ficou interessado e quer certificar a sua empresa? Entre em contato conosco!

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria