Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos

Construindo a imagem de sua empresa

A identidade de uma empresa é muito mais do que somente o conjunto formado por um logotipo e cores pré-determinadas. Ela é, principalmente, a imagem que o seu cliente tem do seu negócio, seu produto ou seu serviço, pois ela representa todos os atributos (positivos e negativos) ligados à sua marca.

E é justamente esta imagem que irá determinar a escolha deste ou daquele produto na gôndola do supermercado, ou a seleção de uma ou outra empresa para prestação de um serviço.

A criação desta imagem, não acontece da noite para o dia. Ela leva tempo e considera desde a representação gráfica da empresa (logotipo) até a postura e atitude de seus colaboradores.

Hoje vamos falar especificamente da importância de um bom logotipo e dos materiais de comunicação que chegam à mão de seus clientes e que fazem parte da identidade visual da empresa:

Uma boa identidade visual demonstra o profissionalismo do seu negócio, melhora a autoestima de seus funcionários e te destaca da concorrência.

Vantagens em relação a concorrência

Imagine-se na situação de ter que escolher entre duas empresas para realizar um serviço específico para você. Você nunca as contratou anteriormente e o pouco que você sabe sobre elas você aprendeu no site de cada uma delas e nos materiais institucionais que você tem em mãos (folder, folheto e cartão de visitas).

Uma das empresas tem um folder muito bem trabalhado, com textos simples e que deixam claro quais são os serviços oferecidos por ela. O folheto desta mesma empresa segue a linha criativa do folder, com o mesmo logotipo e padronização das cores. Além disso, o cartão de visitas que o vendedor lhe entregou também tem a mesma identidade visual.

A outra empresa, em contrapartida, não possui folder nem cartão de visitas. O vendedor apenas lhe entregou um folheto, cuja impressão você percebe que não é das melhores, com seu nome e telefone escritos no verso, à mão.

Sem conhecer o serviço de cada uma delas, eu lhe pergunto: Qual delas você iria se sentir mais confortável em contratar? Qual delas lhe passaria a impressão de ser mais profissional?

Vamos supor que, além desses materiais, você também considere importante conhecer pessoalmente as empresas. Ok! Então vamos até cada uma delas.

Chegando à primeira empresa, você percebe que o logotipo da empresa (aquele mesmo do cartão, folder e folheto) está na fachada da empresa. Os funcionários estão todos uniformizados, com o mesmo logotipo estampado nas camisetas. Além disso, você consegue localizar facilmente aquele departamento que você procura, uma vez que a empresa é toda sinalizada, indicando a área de vendas, o caixa e até mesmo os sanitários.

Na segunda empresa o logo já não está tão evidente na fachada, o que acaba tornando sua localização um pouco mais complicada. Os funcionários até usam uniformes, porém estão tão surrados que mal se vê o logotipo. Mas o importante é que é possível identifica-los como funcionários da empresa, pois você irá precisar perguntar à eles onde é o banheiro…

E agora? Qual dessas empresas você contrataria?

Em qual delas você acha que os funcionários sentem orgulho de trabalhar?
Qual delas irá ser lembrada por você numa necessidade futura?

Ok… eu sei que esta “historinha” pode estar um pouco forçada, porém eu posso garantir que muitos irão se identificar com ela (em ambas as situações).

Eu sei também que a identidade visual por si só não é suficiente para garantir a prestação de um serviço de qualidade, porém muito provavelmente, uma empresa que se preocupa com esse “detalhe” valoriza e preza pela qualidade em seus serviços.

Como eu disse anteriormente, outros pontos são importantes para a criação da imagem da marca, mas o objetivo hoje era falar especificamente da importância da aplicação de sua identidade visual. Espero que possa ajudar!

 

Deixe um comentário