Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Instituições de Ensino: um novo nicho para a ISO 9001

Como já falamos em posts anteriores, a ISO 9001 pode ser encontrada em diferentes segmentos, desde os órgãos públicos, passando por fábricas e revendedores. Até nichos específicos exigem certificação, como o recente caso da obrigatoriedade das cadeirinhas infantis para os carros. Atualmente outra parcela do mercado brasileiro tem ganhado as manchetes por buscar os benefícios […]


Como já falamos em posts anteriores, a ISO 9001 pode ser encontrada em diferentes segmentos, desde os órgãos públicos, passando por fábricas e revendedores. Até nichos específicos exigem certificação, como o recente caso da obrigatoriedade das cadeirinhas infantis para os carros.

Atualmente outra parcela do mercado brasileiro tem ganhado as manchetes por buscar os benefícios da obtenção do selo ISO 9001: as instituições de ensino. Duas notícias, ambas publicadas no site da Templum, mantenedora deste blog, mostram uma nova tendência deste tipo de organização.

A primeira fala sobre o CB COC, colégio particular de São Roque, interior de São Paulo, que conquistou o certificado e se tornou uma das únicas escolas do Brasil a ter um padrão de qualidade consolidado. A área certificada foi a estrutura pedagógica.

Vale lembrar que apenas a estrutura foi modificada, pois o conteúdo passado aos alunos é pré-estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Governo Federal.

A outra notícia também vem de uma cidade do interior paulista, Piracicaba. A empresa júnior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), famosa por pertencer à Universidade de São Paulo (USP), planeja obter o selo da ISO 9001 nos próximos meses.

Considerada a melhor empresa júnior do Estado de São Paulo, segundo a Federação das Empresas Juniores, a Esalq Júnior trocou recentemente a diretoria, que revelou os planos da certificação. Nela, os alunos desenvolvem projetos para empresas, entidades e a sociedade em geral.

A cada ano uma quantidade maior de instituições buscam a certificação ISO 9001. Todas, independente do tamanho, quantidade de funcionários ou qualquer outro detalhe podem ser certificadas. E os benefícios são muitos.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque