Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

ISO 9001:2008 substituirá a versão de 2000

A norma ISO 9001 passa por revisões sempre que os seus gestores acham necessário ou existe uma demanda do mercado. Estas revisões servem para melhorar algum aspecto da norma em vigor. É o sistema de gestão da qualidade que é referência passando por um processo de melhoria contínua, como prega a própria norma. “A ISO […]


A norma ISO 9001 passa por revisões sempre que os seus gestores acham necessário ou existe uma demanda do mercado. Estas revisões servem para melhorar algum aspecto da norma em vigor. É o sistema de gestão da qualidade que é referência passando por um processo de melhoria contínua, como prega a própria norma.

“A ISO 9001:2008 substituirá a 9001:2000 a partir de 15 de novembro, quando a 2000 perde definitivamente sua validade. Mas desde novembro de 2009 as novas certificações e recertificações já estavam sendo feitas apenas pela ISO 9001:2008”, afirma Ronaldo Costa, do Qualiblog.

Ela não traz novos requisitos, apenas esclarecimentos aos já existentes, como substituições de palavras, inclusão de textos e definições, além de mudanças para interagir melhor com a ISO 14001, de gestão ambiental. Ao total, foram realizadas 29 intervenções.

Como a mudança já estava sendo programada desde 2008, as empresas certificadas tiveram tempo hábil para planejar a mudança e verificar as necessidades de alterações nas certificações.

Para as organizações que pretendem obter o selo ISO 9001, a novidade trará um serviço mais completo e adequado às requisições de quem trabalha diariamente com ele – ou seja, o cliente terá o mais atual serviço disponível no mercado.

A “ISO 9001:2008, Quality Management System – Requirements” é a quarta edição da norma – as anteriores são as edições 2000, 1994 e a pioneira, de 1987. A transição para a versão 2008 deverá ser realizada nas empresas por meio de uma auditoria regular de monitoramento.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque