Igor Furniel
Por Igor Furniel

ISO 50001: vamos utilizar a energia de forma inteligente?

A norma ISO 50001 foi finalmente publicada no dia 15 de junho pela International Organization for Standardization (ISO). A norma pretende influenciar empresas para que estas alcancem uma redução significativa de consumo de energia (mais de 60%). A demanda por ferramentas de gestão e eficiência é clara, já que o consumo de energia aumenta com […]


A norma ISO 50001 foi finalmente publicada no dia 15 de junho pela International Organization for Standardization (ISO). A norma pretende influenciar empresas para que estas alcancem uma redução significativa de consumo de energia (mais de 60%).

A demanda por ferramentas de gestão e eficiência é clara, já que o consumo de energia aumenta com a melhoria de qualidade de vida. Marco Matteini, consultor em eficiência energética da ONU, vê na norma uma possibilidade de ajudar os países em desenvolvimento a crescer sem seguirem os padrões de consumo de energia elétrica dos países desenvolvidos.

Para quem serve a ISO 50001

A norma poderá ser utilizada por organizações públicas e privadas no gerenciamento da eficiência energética, estabelecendo planos para implementação, manutenção e melhoria do desempenho no uso e consumo da energia.

 

Veja o vídeo do lançamento da ISO 50001:

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel