Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

ISO Online chega a escritório de deputada em Brasília

chega a escritórios de deputados em BrasíliaPreocupada em melhorar a atuação nas casas legislativas e atender com mais rapidez as demandas públicas, a deputada distrital Celina Leão (PMN) contratou a para obter o certificado ISO 9001. A iniciativa é pioneira no país em gabinetes parlamentares. A estimativa é de que ela esteja certificada no máximo até […]


chega a escritórios de deputados em BrasíliaPreocupada em melhorar a atuação nas casas legislativas e atender com mais rapidez as demandas públicas, a deputada distrital Celina Leão (PMN) contratou a para obter o certificado ISO 9001. A iniciativa é pioneira no país em gabinetes parlamentares. A estimativa é de que ela esteja certificada no máximo até o final do ano.

Segundo Celina, a certificação ISO 9001 irá contribuir para atender a comunidade de Brasília, cidade em que trabalha, de modo mais eficiente e transparente.Aumento de produtividade, melhor planejamento e prioridade de metas são fatores adicionais que levaram os deputados a iniciar o caminho para obter a certificação. “Temos que dar uma resposta rápida à sociedade das nossas ações parlamentares e nada mais transparente do que passar por um processo o mais transparente possível”, afirma a deputada.

“Para o parlamentar brasileiro, a norma ISO 9001 ajuda a estabelecer um processo maduro e consistente, com a cultura da qualidade e a aplicação das ferramentas que vem com a ISO 9001. Os desvios, erros e inconsistências são muito menores. Todos os envolvidos são obrigatoriamente treinados nos procedimentos desenvolvidos, além dos treinamentos específicos para desenvolver. Desta forma, todos ganham: o parlamentar, seus colaboradores e os cidadãos que contam com bons serviços”, aponta Igor Furniel, diretor-executivo da .

“O Sistema de Gestão da Qualidade com base na ISO 9001 em gabinetes de parlamentares é a ferramenta ideal para auxiliar o planejamento e execução dos projetos. Hoje a ISO 9001 se orienta pelos requisitos do cliente e é aí que os parlamentares ganham bastante, tendo ferramentas que ajudam no monitoramento e desenvolvimento de todo o processo, até a devolutiva aos interessados”, detalha Furniel.

“Nossa maior expectativa é que o gestor público brasileiro consiga entregar resultados com maior qualidade e consistência”, finaliza Furniel.

ISO 9001 no STF e em organizações
Alguns escritórios mais modernos de profissionais do setor público já estão certificados. O ministro Ricardo Lewandoswki, do Supremo Tribunal Federal, por exemplo, já possui a ISO 9001.

Os procedimentos adotados pelo escritório do magistrado privilegiam a racionalidade e a praticidade. Algumas Câmaras de Vereadores também já tiveram os procedimentos padronizados, obtendo assim a certificação.

É bom lembrar que a ISO 9001 pode ser aplicada em diversos tipos de organizações (públicas e privadas), independente do tamanho da empresa ou escritório.

As vantagens são inúmeras, como reduzir os custos da operação, aumentar a satisfação do cliente, reduzir as falhas no processo produtivo e otimizar a utilização dos recursos produtivos.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque