ISO 9001: garantia de boa imagem para sua empresa com os clientes

Escrito por 15 de abril de 2010abril 9th, 2021Qualidade e Inovação
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Nos posts anteriores, falamos bastante sobre as possibilidades de se conquistar novos clientes e parceiros após a certificação ISO 9001. Agora abordaremos os benefícios para os clientes que já estavam com a empresa antes da implementação do sistema de qualidade.

Garantir a fidelidade de um cliente é uma conquista e tanto para as empresas. É um sinal de que existe uma pessoa (ou empresa) satisfeita com o trabalho realizado. Mas o perigo está na acomodação. Afinal, por que melhorar, já que existem clientes fiéis aos produtos e serviços prestados?

Com o mercado em constante evolução, é necessário que uma empresa conquiste formas de se diferenciar dos concorrentes. E isto deve ser feito de forma constante. Implementar a ISO 9001 é um excelente diferencial. E, para os clientes que já fazem parte do dia a dia da empresa, trata-se de um atrativo a mais para continuar consumindo produtos ou serviços e para conhecer novidades oferecidas.

A certificação traz uma imagem que vai além da melhoria na gestão da qualidade. Mostra que a empresa se preocupa com a forma como é vista pelos clientes, quer melhorar continuamente e está aberta a novas oportunidades e parcerias.

Satisfação do cliente

Outra vantagem é a satisfação do cliente, também já citada nos posts anteriores. Com a implementação ISO 9001, o número de erros e produtos com defeitos de fabricação cai drasticamente. E o cliente, percebendo isso, passará a confiar mais na empresa.

As economias geradas pelas ausências de retrabalho e desperdícios podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede (uma nova pintura ou a compra de novos móveis são percebidos de imediato)…

Clientes, mesmo que inconscientemente, percebem essas melhorias. E ter a imagem da empresa em alta na cabeça de todos é um excelente negócio.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria