Pular para o conteúdo

ISO 9001 e a melhoria contínua: exemplo prático

No post anterior, falamos sobre os benefícios da ISO 9001. Agora, falaremos tanto sobre as mudanças diretas que a certificação da ISO 9001 e a melhoria contínua acarreta, quanto suas implicações no futuro da empresa.

Mudanças como processo de melhoria

Para entendermos melhor as mudanças, vamos a um exemplo didático: a fabricação de uma cadeira.

Primeiro, serra-se a madeira; depois, as pernas são coladas; em seguida, a almofada é colocada; e, por fim, a pintura é feita. O trabalhador sabe dessa sequência sem precisar ter lido um manual. Sabe também o tamanho certo das pernas, o tipo de tecido da almofada, a cor que deve ser pintada.

Se ele escrever este processo, com detalhes e de forma compreensível, é bem provável que um ajudante, que acabou de ser contratado e nunca havia construído uma cadeira, possa fazer uma parecida com a que a fábrica costuma vender. Com a prática, ele atinge o padrão de qualidade necessário para se colocar a cadeira nas vitrines.

Após um tempo, este novo ajudante começa a sugerir mudanças: aumentar o encosto, trocar a almofada por um modelo mais confortável, pintar com uma cor diferente. Logo, os clientes começam a ver as mudanças e passam a comprar mais e a indicar a fábrica. O faturamento aumenta… e o ciclo de melhorias segue.

O entendimento do processo e evolução

A implementação da ISO 9001 e a melhoria contínua faz com que mudanças para melhorias aconteçam em qualquer empresa. Com o processo dissecado, é possível encontrar falhas, propor melhorias e evitar desperdícios e retrabalho.”

Erros e produtos com defeitos não serão mais tolerados pela empresa, que passará a ser mais exigente, indo de acordo com o que cliente pensa.

Com produtos e serviços com maior qualidade, e com o impacto do selo da certificação, a empresa passa a ser vista com bons olhos no mercado. As vendas, assim, tendem a aumentar, pois o nome da companhia está associado a algo confiável e seguro.

Tem interesse na ISO 9001?

Se precisa conquistar o selo ISO 9001 rapidamente e com custo acessível, está no lugar certo.

Consultoria ISO 9001

Marcações:

0 comentário em “ISO 9001 e a melhoria contínua: exemplo prático”

  1. Oi Daniela, tenho que fazer um trabalho para a matéria de Gestão da Qualidade e preciso montar uma empresa fictícia que tenha um produto em três versões, escolhi uma empresa de tintas ecológicas, porém, preciso implantar as normas da ISO no meu trabalho, gostaria de saber se você pode me orientar em algumas coisas, já que preciso criar uma documentação fictícia e não faço ideia de por onde começar. Agradeço desde já.

    1. Olá Giovanna!

      Quais são as normas que precisa implementar no seu trabalho. Se esta citando as mais conhecidas (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001) posso adiantar que será bastante trabalho então para ajuda-la peço quede um pouco mais de detalhes do que realmente precisa entregar ok?

  2. Oi Daniela, tenho que fazer um trabalho para a matéria de Gestão da Qualidade e preciso montar uma empresa fictícia que tenha um produto em três versões, escolhi uma empresa de tintas ecológicas, porém, preciso implantar as normas da ISO no meu trabalho, gostaria de saber se você pode me orientar em algumas coisas, já que preciso criar uma documentação fictícia e não faço ideia de por onde começar. Agradeço desde já.

    1. Olá Giovanna!

      Quais são as normas que precisa implementar no seu trabalho. Se esta citando as mais conhecidas (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001) posso adiantar que será bastante trabalho então para ajuda-la peço quede um pouco mais de detalhes do que realmente precisa entregar ok?

  3. Pingback: Vinculo-SMS | VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PARA PEQUENAS EMPRESAS

  4. Pingback: Vinculo-SMS | VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PARA PEQUENAS EMPRESAS