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Entre certificações, não-conformidades e relatórios, há uma infinidade de dúvidas e mitos entre os que utilizam a ISO 9001 no dia a dia. São ideias falsas e muitas vezes fantasiosas que acabam por transformar a certificação em um bicho de sete cabeças – e quem perde com isso é a empresa como um todo.

Iniciamos, neste post, uma categoria: mitos e verdades sobre a norma ISO 9001. Colabore com a gente e deixe seu comentário!

#01 – Implementar a ISO 9001 é algo extremamente burocrático e tudo tem de ser registrado nos mínimos detalhes

Mito!

O passo a passo para um processo existe; porém, detalhes não precisam ser especificados, caso contrário os manuais seriam verdadeiras enciclopédias. Quanto à burocracia, sim, ela existe, mas de forma a auxiliar o trabalho, e não é algo exagerado.

#02 – Certificação ISO 9001 é algo difícil de conseguir

Verdade.

Se fosse fácil, qualquer empresa teria. E as dificuldades encontradas muitas vezes são referentes às mudanças necessárias para se obter o certificado. Não somente mudanças nos processos, mas também na cultura da empresa. Porém, uma vez conquistado, os resultados aparecerão. Ou seja, é algo extremamente positivo e lucrativo para a empresa.

#03 – Somente grandes empresas podem utilizar a ISO 9001

Mito!

Qualquer organização pode implementar o sistema, seja pequena, média ou grande. Há casos na Europa de companhias com menos de cinco funcionários que utilizam a norma. No Brasil, empresas formadas por duas pessoas já foram certificadas.

#04 – A ISO 9001 pode ser utilizada tanto em indústria quanto em prestadores de serviços.

Verdade.

A certificação independe do produto vendido (seja ele físico ou em forma de serviço). Ela visa melhorar os processos internos da empresa, presentes em todos os tipos de organização.

#05 – O selo ISO 9001 tem validade infinita

Mito.

O certificado, em si, tem duração de três anos; porém, as empresas certificadas são periodicamente avaliadas por auditores. Essa periodicidade pode variar entre seis meses e um ano.

#06 – O maior benefício da implementação ISO 9001 é o marketing

Meia verdade.

O marketing é um dos benefícios conquistados pela empresa que consegue a certificação, mas é consequência de outras melhorias que a corporação vivencia, como produtos com maior grau de qualidade, rapidez nos processos, ausência de desperdícios e retrabalho, entre outros. A maior conseqüência de todas é o cliente mais feliz e satisfeito.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria