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ISO 9001: Tudo o que você precisa saber sobre a certificação

Só de ouvir “ISO 9001” já dá um frio na barriga, não é mesmo?

Histórias de terror não faltam: pilhas de documentos, burocracia sem fim, seus negócios paralisados… tudo por uma certificação que você nem estava buscando. 

Mas e se pudesse ser diferente?

Respire fundo. É verdade que a ISO 9001 pode ser complexa, mas isso não significa que seu negócio precise sofrer o impacto.

Com a abordagem correta e a orientação certa, a certificação pode ser simples e até melhorar o modo como você trabalha.

5 Coisas que você pode fazer agora para Simplificar a ISO 9001

  1. Entenda o “Porquê”: Compreenda os princípios por trás da ISO 9001, como foco no cliente e controle de qualidade. Isso te mantém no caminho certo durante a implantação.
  2. Não Reinvente a Roda: Use modelos, checklists e procedimentos existentes e adaptados para o seu ramo de negócio. Isso corta pela metade o tempo de implantação!
  3. Foco nos Processos, Não na Papelada: A ISO 9001 enfatiza COMO você trabalha, não uma documentação excessiva que não serve para nada. Priorize otimizar o que já acontece no seu negócio.
  4. Conquiste Seu Time: Envolva sua equipe desde o início. Explique como a ISO 9001 facilita o trabalho, não torna as coisas mais difíceis. Isso evita resistência mais tarde.
  5. Procure um Parceiro: Um consultor experiente consegue traduzir a norma em ações práticas para sua empresa, economizando seu tempo e evitando erros caros.

Entender esses princípios é um ótimo começo, mas implementá-los com eficiência é o verdadeiro desafio.

É aí que a gente entra.

A Templum ajuda negócios como o seu a conquistar a ISO 9001 sem dor de cabeça.

A Templum descomplica a certificação e garante resultados.

Nossa abordagem com foco em tecnologia simplifica o processo, te guiando passo a passo.

Te ajudamos a entender melhor o seu próprio negócio, destravar melhorias na operação, e conquistar a certificação – tudo por um preço justo.

Pronto para se livrar das complicações da ISO 9001?

Quer conhecer os detalhes da norma? Continue lendo. O objetivo deste post é trazer informações sobre a ISO 9001 e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa.

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

“A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho.”

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

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Para que serve a ISO 9001?

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

A melhoria da gestão da empresa acontece quando:

Quais os benefícios da ISO 9001 para as empresas?

São os inúmeros os benefícios da implementação do sistema de gestão da qualidade em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação passa a ter.

Portanto, conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:

  • Melhoria da qualidade: A implementação de uma norma ISO pode ajudar a identificar e corrigir falhas no processo de produção ou prestação de serviços, o que pode levar a uma melhoria da qualidade.
  • Aumento da eficiência: As normas ISO promovem a implementação de processos padronizados e eficientes, o que pode resultar em redução de custos e aumento da produtividade.
  • Maior confiabilidade: O certificado ISO pode aumentar a confiança dos clientes na empresa e seus produtos ou serviços, já que demonstra que a empresa segue padrões de qualidade rigorosos.
  • Facilitação de relacionamentos comerciais: Muitas empresas exigem que seus fornecedores tenham um certificado ISO, portanto, a obtenção de um pode abrir novas oportunidades de negócio.
  • Melhoria da imagem da empresa: O certificado ISO pode melhorar a imagem da empresa perante o público em geral e aumentar sua reputação.
  • Facilitação da conformidade com regulamentações: Algumas normas ISO são requisitos legais em certos setores, portanto, a obtenção de um certificado pode ajudar a empresa a se manter em conformidade com esses requisitos.

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Todo mundo ganha no final das contas: o cliente por ter produtos e serviços conformes, o mercado por elevar o nível da competição e a sua empresa que terá uma margem de lucratividade maior.

É por isso que afirmamos: obter a certificação ISO 9001 é um BAITA diferencial competitivo!

[Post] ISO 9001: O guia básico de implementação da ISO 9001

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Saiba como a ISO 9001 pode ajudar a sua empresa no vídeo: como a iso pode ajudar minha empresa.

[Post] ISO 9001: O passo a passo para certificação ISO 9001

Quais são os requisitos da norma ISO 9001?

A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e é baseada em sete princípios de gestão da qualidade. Os requisitos estão organizados em dez cláusulas principais:

  1. Escopo: Define o escopo do SGQ e os processos e produtos/serviços aos quais se aplicam.
  2. Referência normativa: Lista as normas e documentos relacionados necessários para a aplicação da ISO 9001.
  3. Termos e definições: Fornece o vocabulário específico usado na norma.
  4. Contexto da organização: Compreende a compreensão da organização e seu contexto, incluindo questões internas e externas relevantes e partes interessadas.
  5. Liderança: Aborda a responsabilidade da alta direção na implementação do SGQ, estabelecendo políticas de qualidade e garantindo o compromisso de toda a organização.
  6. Planejamento: Inclui a identificação e avaliação de riscos e oportunidades, bem como o estabelecimento de objetivos e metas de qualidade.
  7. Suporte: Descreve os recursos necessários para o SGQ, incluindo pessoal, infraestrutura, ambiente de trabalho, comunicação e documentação.
  8. Operação: Trata da execução dos processos e atividades da organização, abordando aspectos como planejamento, controle, monitoramento e melhoria contínua.
  9. Avaliação de desempenho: Inclui o monitoramento, medição, análise e avaliação dos resultados do SGQ, bem como auditorias internas e revisão pela alta direção.
  10. Melhoria: Descreve a abordagem da organização para a identificação e implementação de melhorias, incluindo correção de não conformidades e ações preventivas.

As organizações precisam abordar todos esses requisitos ao implementar um SGQ em conformidade com a ISO 9001, garantindo a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

Glossário – ABNT NBR ISO 9001

  • Requisito – Necessidade ou expectativas que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória;
  • Contexto da Organização – combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver a alcançar seus objetivos;
  • Melhoria contínua – Atividade para aumentar a capacidade de atender requisitos;
  • Processo – Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas);
  • Produto – Resultado de um processo, pode também significar “serviço”;
  • Conformidade – Atendimento a um requisito;
  • Não-conformidade – Não atendimento a um requisito;
  • Evidência – Dados que apóiam a existência ou a veracidade de alguma coisa;
  • Competência – Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades;
  • Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejada (prevenir sua repetição);
  • Risco – efeito da incerteza de “eventos” potenciais e suas “consequências”.
  • Infraestrutura – Sistemas de instalações, equipamentos, informações e serviços necessários para a realização de uma operação na organização;
  • Ambiente de trabalho – Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado;
  • Organização – Grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conjunto geralmente ordenado.

[Post] ISO 9001: Como funciona a certificação ISO 9001

Qual a importância de ter uma certificação ISO 9001?

A certificação ISO 9001 é fundamental para as organizações que buscam melhorar a satisfação do cliente, aumentar a eficiência e promover a melhoria contínua.

A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ), garantindo que a empresa atenda consistentemente às expectativas do cliente e às exigências regulamentares.

A certificação também demonstra o compromisso da organização com a excelência operacional, o que pode levar a vantagens competitivas no mercado. Além disso, a certificação ISO 9001 abre portas para novas oportunidades comerciais, já que muitos clientes e fornecedores preferem trabalhar com empresas certificadas, assegurando que seus parceiros sigam práticas de gestão sólidas e confiáveis.

Consultoria ISO 9001

A ISO 9001 na prática

Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a norma, não importa o tamanho ou o setor de atuação.

Entre os clientes da Templum Consultoria estão: associações, imobiliárias, software houses, laboratórios, transportadoras, construtoras, prefeituras, escritórios de advocacia e outras organizações de tamanhos variados.
Assista algumas histórias de empresas com a ISO 9001:

Quem certifica a ISO 9001 no Brasil?

Para uma organização obter a certificação, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Dúvidas Frequentes sobre a ISO 9001

Eu tenho uma empresa de serviços, posso certificar na ISO 9001?

Todas as organizações, de qualquer ramo de atividade ou porte podem certificar na ISO 9001.

Existem pré-requisitos para certificar?

A empresa deve ter um CNPJ formalizado e atender as legislações do seu ramo de atividade.

Empresas com mais de uma unidade podem certificar na norma?

Pode sim. Nesse caso a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

O que tenho que fazer para certificar na ISO 9001?

Em primeiro lugar, precisa implementar todos os requisitos da ISO 9001. Ao finalizar essa primeira etapa, você deve passar por uma auditoria interna que vai analisar a necessidade de ajuste e depois vai contratar um organismo de certificação que emitirá o selo, após nova auditoria para identificar se todos os requisitos da ISO 9001 estão conformes.

A ISO 9001 tem validade?

Sim, a certificação ISO tem validade. Depois de obter a certificação ISO, a sua empresa deve continuar a cumprir os requisitos da norma ISO aplicável e manter o seu sistema de gestão da qualidade em conformidade com os padrões estabelecidos. A certificação ISO é geralmente concedida por um período de três anos e deve ser renovada periodicamente para garantir que a sua empresa continua a atender aos requisitos da norma.

Para renovar a certificação ISO, a sua empresa deve passar por uma auditoria de renovação, que é realizada pelo mesmo organismo de certificação que concedeu a certificação original.

Durante a auditoria de renovação, o organismo de certificação avaliará o sistema de gestão da qualidade da sua empresa e determinará se ele ainda atende aos requisitos da norma ISO aplicável.

Se o sistema de gestão da qualidade for considerado adequado, a certificação será renovada por mais três anos.

Quanto tempo para certificar em uma norma ISO?

O tempo necessário para obter a certificação ISO pode variar bastante e depende de vários fatores, como o tamanho e a complexidade da sua empresa, o grau de conformidade com os requisitos da norma ISO aplicável e a disponibilidade de recursos para implementar e manter o sistema de gestão.

Importante entender que esse processo não é “fácil e rapidinho”, se fosse assim o certificado não teria um “peso” importante no mercado não é verdade?

Nossos clientes levam de 6 (seis) à 12 (doze) meses para conquistar o certificado. Importante lembrar que o trabalho não termina com o certificado, é necessário ter uma visão de médio e longo prazo para colher todos os benefícios de um sistema de gestão maduro e conquistar uma melhoria contínua.

Fale com um especialista e conheça mais como a ISO 9001 vai ajudar a sua empresa.

Consultoria ISO 9001

Marcações:

270 comentários em “ISO 9001: Tudo o que você precisa saber sobre a certificação”

  1. Reginaldo Santos

    A constatação de não conformidade da auditoria interna/externa, é válida como “relatório de não conformidade”? Só necessito abrir uma RAC e dar continuidade ao processo? Pretendo simplificar ao máximo o processo!

    Um abraço!!

  2. JORGE GALLATI

    olá,
    trabalho em uma determinada empresa que esta buscando a certificação da ISO9001.
    Gostaria de saber se no almoxarifado posso deixar em uma mesma estrutura itens contabéis e itens não contabeis EX.: Porca, Parafuso, Arruelas etc.

    1. Olá Jorge!

      Ficamos muito felizes com a sua participação em nosso blog!

      Para atendimento aos requisitos da ISO 9001 não existe nenhum problema nesse tipo de organização no almoxarifado. Precisa verificar apenas se dessa forma, você consegue controlar as entradas e saídas do seu estoque, bem como a forma de verificação desses materiais na chegada da empresa, ok?!

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

    2. Olá Julio,

      Seja muito bem vindo em nosso blog! Sua participação é muito importante para nós!

      A norma ISO 9001 em seu item 4.2.3 indica que os documentos precisam ser aprovados, mas não necessariamente que precisam ser assinados. Esse tipo de exigência faz parte da estratégia da empresa de como deve evidenciar essa aprovação, portanto não é uma obrigatoriedade normativa, ok?!

      Caso queira utilizar essa estratégia em seus documentos, primeiramente estabeleça um documento que terá esses critérios (inclusive com os dados de quem tem autoridade para aprovar cada tipo de documento) e depois é só seguir o que foi definido nos outros documentos da empresa.

      Essa é a melhor maneira de criar um padrão se que existam conflitos.

      Qualquer duvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  3. Boa tarde. Estou fazendo modificações em meus procedimentos internos e gostaria de coloca-los em conformidade com a iso. A duvida é como preencher o campos de assinatura de elaboração e aprovação, e se é preciso o campo do vistoriador. Caso positivo quais funções poderiam ser para o elaborador, vistoriador e aprovador?
    conto com a ajuda de vocês.

  4. Reginaldo Santos

    Boa tarde!!

    A auditoria interna da minha empresa é terceirizada e foi realizada por um auditor líder com formação baseada ISO 9001:2000? É permitido já que a norma não especifica as versões.

    Obrigado!

  5. Olá, se na minha empresa seguimos um procedimento X para realizar determinada tarefa, gerando registros conforme especificado. Porém o procedimento em questão sofre alteracao, mudando varios registros (incluindo novos e removendo antigos), eu preciso refazer todo o processo para um tarefa especifica, que comecou no procedimento antigo e agora vai se adaptar ao novo? Por exemplo: Preciso gerar os novos registros que a nova revisão exige que sejam criados no inicio do processo com data retroativa para essa tarefa especifica? Numa auditoria o auditor vai querer ver a versão antiga do procedimento?

    Grato

  6. Bom Dia; a minha duvida é, eu posso utilizar o formulário de SISTEMA GESTÃO DA QUALIDADE para Treinamento Admissional,Periódico ? Sou Tec .de Seg do Trabalho

  7. Marcelo Ishihara

    Uma organização que busca obter a certificação ISO 9000:2000 deve adotar as metas fixadas pela organização
    certificadora, que deverão ser atingidas em, no máximo, um ano a partir do início do processo de certificação?

  8. Raul Ozelin Soares da Silva

    Olà, parabens pelo site, e desculpe a falta de acentuaçao pois entou em um estàgio na area de qualidade na Italia e o teclado é um pouco diverso.
    Minha duvida é a seguinte, aqui temos o processo principal que é a criaçao e realizaçao de simulaçao de sistemas propulsores inovativos, a empresa ja possui ISO faz 3 anos mas me convocou para auxiliar na atualizaçao do manual de qualidade e dos documentos complementares para a inspeçao, porem o meu problema é que ultimamente a empresa tem contratos onde nao desenvolve o projeto aqui dentro da empresa, é como se alugassemos nossos funcionarios para projetos dos cientes junto aos clientes e portanto a qualidade nao é nossa responsabilidade. A duvida em si é, visto que faz parte das receitas devo citar isso no manual de qualidade? Se sim, onde? Cito esse processo no modulo 7 “realizaçao do produto” junto com o processo principal? Nao cito?

    Desde jà obrigado

    Raul

    1. Raul Ozelin Soares da Silva

      Ou coloco nas exclusoes do manual, visto que nao faz parte do processo e nao interfere nao qualidade dos produtos (Produtos = resultados das simulaçoes para prototipaçao)?

    2. Olá Raul,

      Seja bem vindo em nosso blog!

      A sua dúvida é muito pertinente, isso porque temos a tendência em indicar que quando a empresa não executa alguma atividade, isso a isenta de responsabilidades nesses resultados, porém a norma ISO 9001 é muito clara em relação ao controle de processos terceirizados, ou seja… Se algum profissional terceirizado realize alguma parte da sua produção e/ou prestação de serviço em seu nome, você deve controlar o resultado desse trabalho e esse controle pode ser indicado no item 7.5 ou ainda no item 7.4. uma vez que trata-se de uma aquisição de um prestador de serviço, ok?!

      Espero que possa tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  9. Olá Marcelo, seja bem vindo em nosso blog!

    Antes de responder a sua pergunta, vamos fazer um alinhamento dos conceitos para que possa entender todo o cenário, ok?!

    A família 9000 é composta por 03 normas distintas:

    – ISO 9000:2005 que é uma norma que explica os fundamentos e vocabulários utilizados nas normas. Essa não é uma norma certificável, é utiliza apenas para consulta.

    – ISO 9004:2009 que indica critérios para aumentar o desempenho da organização. Essa norma também não é certificável.

    – ISO 9001:2008 que indica critérios para a implementação de um sistema de gestão da qualidade. Essa é a norma conhecida como norma da qualidade e certificável pelos organismos certificadores.

    Para a certificação dessa norma é necessário implementar todos os requisitos nela especificados, mas não existe prazo de certificação após o início da sua implementação.

    Espero que possamos tê-lo ajudado.

    Qualquer duvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Daniela Albuquerque

  10. Olá Alba, seja bem vinda em nosso blog!

    Acredito que não tenha entendido a sua duvida, sendo assim, caso minha resposta não seja satisfatória, por favor nos avisar.

    Os documentos do sistema de gestão podem sim abranger os formulários da área de segurança do trabalho, desde que essa área esteja mapeada em seu sistema.

    Verifique com o responsável do sistema de gestão da sua empresa e caso esse processo não esteja mapeado, você pode solicitar a inclusão ao RD, ok?!

    Espero que possamos tê-la ajudado.

    Atenciosamente,
    Daniela Albuquerque

  11. Olá Igor, seja bem vindo em nosso blog!

    Sua participação é muito importante para nós!

    Quando um procedimento é alterado, você precisa mudar os registros a partir da data em questão. Registros anteriores não podem ser alterados, ok?!

    Espero que possamos tê-lo ajudado.

    Atenciosamente,
    Daniela Albuquerque

  12. Reginaldo Santos

    Envie duas dúvidas dias 23/12/2013 11/02/2014 e não obtive uma resposta da análise.
    Gostaria do retorno para definição e execução das atividades de revisão dos meus procedimentos.

    Obrigado!

  13. Reginaldo Santos

    Envie duas dúvidas dias 23/12/2013 11/02/2014 e não obtive uma resposta da análise.
    Gostaria do retorno para definição e execução das atividades de revisão dos meus procedimentos.

    Obrigado!

  14. Natália Mafra

    Olá Anderson,

    Obrigada pela participação em nosso blog!

    As transportadoras assim como os demais prestadores de serviço começaram a fazer parte da norma ISO 9001 mais intensamente a partir de 2000.

    A primeira versão da norma ISO 9001 foi criada em 1987, porém, era muito focada em produto. Em 1994 foi lançada outra versão da norma com muitas mudanças, mas ainda muito voltada para empresas que fabricavam produtos. Só a partir de 2000 a norma ISO 9001 incorporou claramente o sistema de gestão da qualidade também voltado para empresas prestadoras de serviços. Foi a partir daí que houve maior interesse por parte das transportadoras em implantar e conquistar a certificação do seu sistema de gestão da qualidade.

    Hoje estamos na versão ISO 9001:2008 que garante o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer tipo de organização!

  15. Olá, tenho uma dúvida, existe ISO para qualidade no atendimento de serviço ou produto?

    1. Viviam Santos

      Olá Bruna. A ISO 9001 se aplica tanto a produtos quanto a serviços, a empresas de qualquer porte.
      Confira em nossa seção ISO 9001 aqui no Canal do Conhecimento e veja alguns exemplos de aplicações da norma.
      Obrigada pela participação! Qualquer dúvida estamos à disposição.

  16. Gostei muito
    Trabalho numa empresa de auto peça e sou auditora interna mas, fico insegura quando vou fazer auditoria na alta direção, pois não sei o que procurar ou o que perguntar.

    1. Jonathan Reis

      Olá, Joana.
      É muito bom ter sua participação em nosso blog!
      Não há motivos pra ficar insegura, pois por se tratar de uma auditoria interna, o clima com certeza pode ser mais amistoso e orientativo.
      Para auditar a Alta Direção o foco será no requisito 5 da Norma ISO 9001:2008, abordando o Planejamento do sistema de gestão, ou seja, política e objetivos da qualidade, visando evidenciar a análise crítica e o comprometimento da Direção com o Sistema de Gestão da Empresa.

      Espero ter lhe auxiliado.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

  17. Boa tarde!

    Tenho uma dúvida em relação ao controle de registros / formulários.. Eu sigo todos os itens para controlar os registros conforme a norma estabelece (identificação, armazenamento, etc…) esta tabela eu disponibilizo no final de todos os procedimento.. Como eu poderia controlar os formulários?? Pois elas há uma revisão, certo?

    1. Jonathan Reis

      Olá, Fernanda.

      Muito pertinente, você tem razão sobre os registros.

      Os formulários você pode controlar em sua lista mestra de documentos ou até mesmo criar uma lista especificamente para controlar formulários.

      Espero ter esclarecido.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

  18. gostaria de saber se eu posso entrar na justiça e fazer a empresa perde o ISO 9001

  19. Fernanda Silveira

    Elba,bom dia!

    Você pode fazer uma denúncia no INMETRO ou ainda com o Organismo Certificador da empresa que investigará a situação, podendo intervir na perda ou manutenção da certificação.
    Espero ter ajudado!

  20. Jonathan Reis

    Olá, Joana.
    É muito bom ter sua participação em nosso blog!
    Não há motivos pra ficar insegura, pois por se tratar de uma auditoria interna, o clima com certeza pode ser mais amistoso e orientativo.
    Para auditar a Alta Direção o foco será no requisito 5 da Norma ISO 9001:2008, abordando o Planejamento do sistema de gestão, ou seja, política e objetivos da qualidade, visando evidenciar a análise crítica e o comprometimento da Direção com o Sistema de Gestão da Empresa.

    Espero ter lhe auxiliado.

    Atenciosamente,

    Jonathan Reis

  21. Prezados boa noite!

    Gostaria de saber se é possível, uma pessoa se certificar nas normas abaixo:

    ISO 9000 – Conceitos e terminologias
    ISO 9001 – Requisitos (para fins de certificação)
    ISO 9004 – Diretrizes (para melhora de desempenho e eficácia)

    Caso for possível, gostaria de saber se há alguma escola de treinamento E-learning

    No aguardo….Obrigada!

  22. exite alguma norma ou dretriz na família ISO que regulamenta o conteúdo da Política da Qualidade, além daquele já expresso no item 5.3 da ISO 9001? Uma PQ deve conter itens referentes a requisitos regulatórios de Segurança, Meio Ambiente ou Responsabilidade Social, por exemplo?

  23. Fernanda Silveira

    Marcelo, bom dia!
    A Política da Qualidade segundo a NBR ISO 9001 serve como base para a definição dos objetivos e metas de uma empresa comprometida com a qualidade de seu produto/serviço. Se você colocar itens alinhados com o meio ambiente, segurança do trabalho e responsabilidade social; estes deverão ter objetivos e indicadores medindo seu sistema de gestão e por conseguinte formas de controle.
    Um sistema da qualidade é focado na satisfação dos seus clientes, atendimentos dos requisitos do seu SGQ e a melhoria contínua.
    Aconselho, caso queira descrever uma política com todos estes aspectos para a certificação NBR ISO 9001, que tome cuidado com os aspectos a serem monitorados, pois serão cobrados em uma auditoria.
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou à disposição!

  24. Marcelo Bortoli

    Olá, gostaria de saber se há uma base de dados de acesso público (e gratuito) para saber se uma empresa é verdadeiramente certificada na ISO 9001.

    1. Olá Marcelo, tudo bom?
      Eu desconheço algum site de consulta gratuito para saber se uma empresa é verdadeiramente certificada na ISO 9001, porem tenho conhecimento no site da ABNT que possui um banco de dados que pode ser acessado através de senha e pagamento da mensalidade.
      Alguns órgãos certificadores disponibilizam o nome da empresa certificada em seu site.
      Espero ter lhe ajudado!
      Atenciosamente
      Roberta Oliveira

      1. Marcelo Bortoli

        Obrigado pela resposta. Tenho muita dúvida quanto a veracidade de informações divulgadas por empresas da minha cidade. Algumas empresas dizem ser certificadas, porém, na verdade, não o são.

Não é possível comentar.