Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Métodos para gerenciamento de mudanças na ISO 9001

Quando se fala em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), principalmente com a implementação da ISO 9001, deve-se ter em mente que mudanças irão ocorrer na organização. Afinal, de nada adianta querer melhorar os processos e produtos se não houver vontade ou iniciativa de mudar o que está errado. Para se verificar o andamento dos […]


Quando se fala em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), principalmente com a implementação da ISO 9001, deve-se ter em mente que mudanças irão ocorrer na organização. Afinal, de nada adianta querer melhorar os processos e produtos se não houver vontade ou iniciativa de mudar o que está errado.

Para se verificar o andamento dos projetos, existem diversos métodos disponíveis. Um deles é o tradicional formulário, usado em muitas empresas. Ele deve ser de fácil preenchimento, claro nas ideias e o mais completo possível. Nele devem conter a descrição das mudanças, os motivos das mesmas e a assinatura da alta direção, mostrando que todos estão cientes das modificações.

Um dos principais benefícios do formulário é ajudar no planejamento da qualidade, item essencial para um bom desempenho após obtenção do certificado ISO 9001. O planejamento é como um mapa, que mostra onde a organização quer chegar e o caminho que deve ser traçado. Já o formulário mostra se o caminho está sendo trilhado da maneira correta por todos.

O planejamento da qualidade está ligado ao planejamento estratégico da organização como um todo. Todos devem seguir os mesmos objetivos e beneficiar tanto colaboradores como clientes.

Conforme falamos no post A sua empresa está preparada para a ISO 9001?, é preciso principalmente que os diretores da organização estejam dispostos a investir capital humano e monetário na melhoria da qualidade. E o gerenciamento das mudanças é um ótimo termômetro para se ter a constatação se o investimento teve retorno ou foi insuficiente.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque