Fatores como direitos, deveres, ética, moral, valores, cultura e impactos sociais e ambientais gerados onde a empresa atua estão em jogo e devem ser considerados nesse conflito de interesses com os intervenientes pertinentes.
Partindo desse princípio, o gerenciamento dos stakeholders torna-se uma tarefa fundamental para a empresa garantir o seu desenvolvimento sustentável e reduzir os riscos de conflitos futuros. Veja como isso pode afetar o sucesso do negócio!
O que são stakeholders
É importante lembrar que a empresa não é o único agente atuando em prol de seus objetivos particulares. Ela pode ser o personagem principal, mas não pode ignorar as opiniões dos públicos a que se relaciona.
Entre os stakeholders mais comuns, podemos destacar:
- Colaboradores (protegidos por leis trabalhistas e sindicatos);
- Leis (regidas e cobradas pela esfera governamental);
- ONGs (Organizações Não Governamentais atuando em prol da conservação do meio ambiente e dos direitos humanos);
- Mídia (criando a imagem da empresa através de notícias);
- Consumidores (exigindo qualidade, preço e melhorias);
- Comunidade (exigindo vagas de emprego para a região);
- Fornecedores;
- Concorrência e outros, dependo da área de atuação.
Todos esses grupos são bastante ativos e têm força suficiente para impactar o negócio de forma positiva ou negativa.
Como atuam as partes interessadas
Como os stakeholders são formados por grupos de interesses divergentes e com interesse totalmente diferentes. Isso torna o conflito de interesses inevitável.
Dica de leitura: ISO 9001 e as partes interessadas
Um sindicato, por exemplo, pode exigir melhores condições de trabalho para uma determinada classe. A associação de moradores da região pode exigir que a empresa dê preferência de contratações para os habitantes da região. Por outro lado, leis ambientais podem limitar a produção para reduzir agressões ao meio ambiente. Sem contar os protestos de ONGs que podem afetar a imagem da empresa.
Como identificar stakeholders que deverão impactar o negócio
Identificar corretamente os stakeholders que podem impactar o negócio vai além da identificação do público e seus interesses. É preciso cruzar essas informações para projetar possíveis riscos de conflitos futuros para a empresa e, assim, atuar de forma preventiva criando políticas de relacionamento com o intuito de minimizar o impacto gerado por eles. Para isso, mude a visão e enxergue a empresa de fora. Veja o impacto que a empresa causa na sociedade.
Faça uma análise do ambiente externo colocando-se no lugar de cada um desses grupos e identifique os pontos de interesse que poderão se cruzar gerando divergências e conflitos. E possível que, durante o processo, descubra novos stakeholders que não foram mencionados nesse post. Mas, o intuito é esse mesmo. Os stakeholders devem variar conforme o segmento de mercado em que a empresa atua.
Como tornar stakeholders entusiastas do negócio
Podemos dizer que o grande segredo de um bom relacionamento com os stakeholders é sempre dispor de meios de comunicação e estar aberto ao diálogo com cada grupo. Quanto maior e mais simples for o acesso concedido, maiores serão as chances de uma relação mais amigável e com menos impacto negativo. Parece óbvio, não é mesmo? No entanto, nem sempre é tão simples. Muitas empresas ainda ignoram a comunicação aberta com as partes interessadas e encontram grandes dificuldades em solucionar conflitos.
Cultivar um relacionamento com esses grupos não é um hábito comum das empresas brasileiras, pelo simples fato de a maioria dos gestores ainda não compreenderem que os interesses da empresa são diferentes de cada um desses grupos. A partir do momento que a empresa considerar o ponto de vista deles, poderá se beneficiar das relações, detectar antecipadamente os sinais de um conflito que está para surgir e criar soluções para problemas que ainda nem vieram a tona.
A interação com os stakeholders deve ser encarada pelas empresas como uma oportunidade de desenvolver uma inteligência competitiva e funcionar como uma importante ferramenta de gestão e planejamento estratégico.
E você, qual estratégia adota para lidar com os stakeholders que impactam o seu negócio? Conta para a gente!