Diversas vezes já recebemos emails de pessoas querendo denunciar e ou reclamar de serviços e produtos de empresas. Ou com dúvidas de como proceder caso uma empresa ou fornecedor certificado ISO 9001 não atendeu seus requisitos deixando-os descontentes.
No caso de você não estar satisfeito com os bens e serviços específicos recebidos, você deveria, em primeiro lugar, chamar a atenção da empresa em questão sobre o seu descontentamento. Você poderia fazê-lo através dos canais de comunicação normais estabelecidos (sac, ouvidoria, telefone, email, carta). Seu fornecedor é obrigado a investigar sua reclamação, e deveria tomar as ações apropriadas para evitar ou reduzir as chances de repetição de tal fato.
Se você ainda continua insatisfeito com a resposta da empresa, e se ela é certificada por um organismo de certificação independente (terceira parte) você deveria chamar a atenção do organismo de certificação para o fato. Você pode encontrar o nome do organismo de certificação no certificado da empresa.
E-book: Como ganhar lucro com a ISO
Saiba como uma norma ISO pode contribuir para a sua empresa.
- A gestão empresarial
- Como desenvolver uma estratégia empresarial?
- Relação da ISO 9001 como o lucro da sua empresa
- E muito +!
Baixe o e-book abaixo e inicie o processo de certificação da sua empresa!
O organismo de certificação investigará os problemas durante suas auditorias periódicas do SGQ do fornecedor, ou, em casos críticos, pode decidir levar a efeito uma investigação adicional específica. Se você não receber uma resposta satisfatória do organismo de certificação, e se ele for acreditado (credenciado)–, você deveria reclamar ao organismo de acreditação pertinente (no Brasil o INMETRO). Detalhes relativos à acreditação poderão ser encontrados no certificado ISO 9001 da empresa em questão. Se você tiver dificuldade de obter esta informação, você poderá consultar a lista de organismos de acreditação que são membros do Forum Internacional de Acreditação (IAF) no endereço http://www.iaf.nu.
Lembre-se que nada do que foi dito anteriormente afetará os seus direitos legais como comprador, e pode ser mais apropriado tomar ações legais contra a empresa em vez de utilizar os canais citados acima.
Recomendamos então que você como consumidor procure os seus direitos legais ou o PROCON.
faço parte de uma empresa muito conceituada no ramo de segurança, essa empresa é a embrase, a dois meses faço parte da empresa passando por auto padrão de seleção sendo aprovado, assinado contrato, tenho tambem muita experiencia na area de segurança mas para meu espanto esse contrato nao foi cumprido pela empresa empresa esta com certificado iso9001 fui contratado como vigilante lider para um posto da empresa com premiaçao tudo em contrato mas esse posto nunca assumi fiquei jogado no plantao saindo da minha regiao itaim paulista indo para santana do parnaiba sao bernado do campo alfavile berrini sem nunca faltar ou recusar algum posto mesmo sabendo que era muito longe e a empresa tambem, e isso no outro dia ia trabalhar porque minha escala era 4×2 nessa semana a empresa me falou que estaria dispensado sem motivo sem nunca ter faltado sem conversar com o funcionario e para piorar fui conversar com a cordenaçao me humilharam tomaram meu cracha sem fazer a demissao mandaram procurar os meus direitos tenho testemunhas nao ficara impune
Marcos bom dia,
A ISO 9001 esta voltada os Sistema de Gestão da organização, ela não poderá influenciar em demissões ou remanejamento de funcionário. O que posso aconselhar a você fazer é; procurar o sindicato de sua empresa para saber o motivo de sua demissão.
Só assim poderá realmente saber o motivo de tal conduta.
Rivaldo Silva
Auditor Consultoria Online Templum
Boa tarde!!!! Estou passando por um problema com o ITAÚ seguros AUTO, e por saber que em meu trabalho passamos por auditorias de SGQ pesquisei e verifiquei que o ITAÚ Tem o certificado de qualidade, porém não estou satisfeito com o prazo de reparos em caso de sinistro do veiculo onde na apolice não consta tempo maxímo para entraga do veiculo em oficinas indicadas pela seguradora, esse prazo só é informado por telefone onde é de aproximadamente 28 dias úteis. Sabendo que esse prazo foi atingindo ontem dia 18/04/2012 gostaria de saber que providencia poderia tomar.
Atenciosamente MAGNO WANDER.
Olá Magno!
A reclamação deve ser formalizada na empresa, se esta for certificada ela deve, obrigatoriamente tratar sua reclamação de forma formal, dando a você um feedback. Caso isso não aconteça, recomento que formalize esta não conformidade com o organismo certificador responsável pela última certificação da empresa, isso será uma não conformidade grave na próxima auditoria.
Um grande abraço,
Igor.
Olá
A empresa onde trabalho tem a iso 9001 e não está seguindo as normas da iso referente as normas dos colaboradores. Alguns colaboradores estão exercendo a função que nao condiz com sua formação. Como faço para entrar em contato com a iso e denunciar a empresa?
Fernando.
Obrigado
Olá Fernando!
Acredito que o melhor caminho seja a busca da solução deste problema na própria empresa. A denúncia como citou poderá ser feita na próxima auditoria para manutenção do certificado, você poderia apontar tais discrepâncias ao Auditor.
Um outro caminho é a comunicação direta ao organismo certificador de sua empresa.
Como comecei dizendo acredito que melhor do que uma denuncia é a comunicação direta com o departamento de qualidade de sua empresa.
quero denunciar a empresa Mega Remi situada na AV Castro Alves bairro Palmital , na cidade de Marilia sp pois ela possui um barracao ao lado da empresa q funciona como deposito um barracao a ponto d desabar e muita bagunça portanto no dia da auditoria esse barracao fica fechado enganando assim os auditores da iso 9001 sem falar na falta d organizaçao q so é maquiada no dia da auditoria isso nao pode ficar assim………………… espero providencia pois como consumidor estou insatisfeito com a iso 9001…………………..
Olá Mauro, muito obrigada por participar do nosso blog!
Infelizmente não podemos fazer nada a respeito pois não temos autoridade para tal, somos uma empresa de consultoria de gestão de negócio. Como mencionado no texto a primeira coisa a fazer é comunicar a Mega Remi sobre sua insatisfação, se você não obter retorno você deve contatar o organismo que certificou (você encontra no certificado dessa empresa) e em última instância você deve contatar o INMETRO.
Qualquer outra dúvida estamos a disposição.
Atenciosamente,
Thais Cargnelutti
Existe alguma ISO que obriga as empresas a pagarem as multas rescisórias dos funcionários ao final de um contrato? Ex: trabalho alocado em um cliente da empresa que está terminando o contrato. O que vem ocorrendo nas ultimas viradas de contrato é que a empresa que sai, fica segurando os funcionários até o ultimo dia do contrato, sendo que a nova empresa já assumiu o contrato a meses. Somos meio que obrigados a pedir as contas pra garantir a vaga em outra empresa.
Olá Jonny, seja bem vindo em nosso blog!
As normas ISO todas indicam o atendimento aos requisitos legais e estatutários do setor, mas não cita a obrigatoriedade de multas rescisórias.
Espero que possamos tê-lo ajudado.
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Adquiri um colchão Col. Fascination da empresa CBP e a loja quando na venda informou que além da garantia normal teria 10 anos de garantia nas molas. Fiz a solicitação para visita de um técnico e recebi apenas um e-mail informando que a garantia normal havia expirado e nada poderiam fazer. Informei que o problema estava nas molas….Esta empresa informa que tem ISO9001,como faço para acionar o orgão fiscalizador da certificação?
Att:.
Marcos
Olá Marcos, bom dia!
Tudo bem?
Você deve entrar em contato a certificadora DQS do Brasil, responsável pela certificação desta empresa, ok?
Espero ter ajudado!
Um abraço,
André Seixas
Gostaria de agradecer as informações prestadas. Já entrei em contato com a DQS e estarei formulando uma queixa. Espero que com isso a empresa esteja mais atenta aos critérios administrativos e que o foco não esteja no resultado e sim no cliente,pois a partir deste criará uma rede de novos compradores.
Olá.
Tive um problema sério com uma empresa de transportes.
A empresa afirma ter ISO 9001, mas não informa a certificadora.
Tem alguma forma de eu descobrir qual é a certificadora?
O nome da empresa é:
Razao Social: Osteu Transportes Eireli Epp
Nome Fantasia: Ostel Transportes
Olá Heber,
Somente com o nome da empresa não é possível saber qual é a certificadora. Nesse caso recomendo que faça uma solicitação ao Inmetro, que é o órgão acreditador brasileiro.
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Quero falar em relação ao inquirimento do Sr. Marcus Vinícius.
Eu também trabalho numa Empresa de Vigilância e Segurança,aqui no Rio de Janeiro.
Esta Empresa,sem mais nem menos,retirou as horas extras que eu fazia nos finais de semana por mais de dois anos ininterruptos,no mesmo posto.
Eu acredito que o Isso 9001,nunca deveria fornecer a uma Empresa que se utiliza desses artifícios para com seus colaboradores,o certificado de Empresa idônea,para se beneficiar em futuras concorrências ou se apresentar como correta aos seus clientes.
O ISO 9001,devería ouvir mais os colaboradores das empresas de Vigilância,isto sem a presença de representantes das referidas,pois todos sabemos que logo depois de determinadas informações prestadas pelos funcionários em contrário aos interesses do empregador,gera demissão e muitas vezes,mandando o demitido a correr atraz de seus direitos.
Desejo salientar que,minha escala era 12×36,mas era obrigatório,se fazer doze horas nos finais de semana.Se fosse sábado,se iniciava o serviço as 07:00 horas da manhã,só terminando no domingo no mesmo horário.Se fosse no domigo,cumpria-se o mesmo ritual.
Essas horas foras cortadas sem que se pagasse a indenização a que eu teria direito,pois já estava cumprindo-as por mais de dois anos.
Será que esta Empresa merece o ISO ou a SUPRESSÃO de horas extras não valem para ela ???
Sou um ex-funcionário da empresa Personal Service, onde a mesma possui a Certificação ISO 9001, somos 780 funcionários em termino de contrato em que a Personal Service se exime de pagar todos os nossos direitos rescisórios. Onde um órgão que certifica tal responsabilidade permite que uma empresa possua tal certificação?
Grato.
Saulo o não pagamento das verbas rescisórias e indenizatórias certamente é um descumprimento da legislação vigente. Certamente este item poderá ser evidenciado na próxima auditoria de certificação o que fará com que a empresa tome as providências para corrigir a não conformidade e manter o SGQ.
Boa tarde!
Adquiri uma cota da empresa da WAM e cancelei, e estão negando de devolver o valor que pagamos de entrada. Como procedo?
Olá Reginaldo,
Nesse caso você deve procurar um advogado que irá analisar o seu contrato e verificar as disposições aplicáveis!
Boa sorte! Atenciosamente,
Daniela Albuquerque
Boa tarde estou trabalhando na empresa que o iso 9001 mais ela não está me dando oportunidade para estudar a auditoria ver isso
Sou um pequeno produtor rural insatisfeito com o procedimento de uma empresa na qual sou fomntadoado. Se chama CENIBRA ela tem o iso mas está massacrando seus fomentados com exigências enormes que não havia, passou a fazer todas as exigências que se tem que cumprir pra manter o iso mas não acrescentou um centavo no preço da madeira os detalhes são muitos quero saber como posso fazer tenho 6 páginas sobre o assunto
Olá Sr. Altair,
Nesse caso específico precisa verificar quais são as exigências dessa empresa, somente com essas informações não podemos emitir alguma opinião sobre essa situação. Eu posso pedir para alguém da nossa equipe entrar em contato com o senhor?
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque