Giovanna
Por Giovanna

Orsitec: escritório de contabilidade aponta 20% de melhoria na gestão

A Orsitec é uma empresa localizada em Florianópolis-SC, com 85 funcionários e 35 anos de experiência na prestação de serviços contábeis, financeiros e tributários para empresas de todos os portes e segmentos. A companhia é associada da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, organização formada por diversas empresas prestadoras de serviços contábeis distribuídas por todo […]


A Orsitec é uma empresa localizada em Florianópolis-SC, com 85 funcionários e 35 anos de experiência na prestação de serviços contábeis, financeiros e tributários para empresas de todos os portes e segmentos. A companhia é associada da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, organização formada por diversas empresas prestadoras de serviços contábeis distribuídas por todo território nacional e atende atualmente cerca de 350 clientes.

Neste post vamos te mostrar como o trabalho desenvolvido pela Templum colaborou para o processo de certificação da Orsitec na norma ISO 9001:2008 e fez com que a empresa já percebesse uma melhoria de cerca de 20% na gestão logo no primeiro ano.

Desafio: falta de documentação e funcionários não habituados à cultura da qualidade

A ausência de dados analíticos sobre os processos da Orsitec sempre foi um fator que impossibilitava que fossem desenvolvidas e implementadas ações de melhoria com consistência, impactando assim no crescimento da companhia. O corpo executivo da empresa entendia que havia muitas oportunidades, mas sem saber exatamente onde, quando e como implementar essas ações. Além disso, a Rede Nacional de Contabilidade exige a certificação ISO 9001 de seus associados.

Assim como acontece na maioria dos processos de certificação, o começo foi bastante desafiador. Mais do que seguir as etapas tradicionais de implementação da norma, como criação de documentação e processos, a Orsitec também precisava focar na mudança cultural dos funcionários, até então não acostumados com a rotina de trabalho regida por procedimentos e indicadores e uma profissional experiente foi alocada exclusivamente para ser a responsável pelo projeto de qualidade.

Orsitec conquistou a certificação ISO 9001:2008 em menos de um ano

O processo de certificação teve início em junho de 2015 e a escolha da Templum se deu pela proposta de valor da empresa, que oferece atendimento prioritariamente remoto realizado por consultores experientes, que contam com o apoio de uma inovadora plataforma que, além de promover a redução de custos na certificação, ainda oferece ao cliente a oportunidade de desenvolver as atividades relacionadas à certificação de acordo com a disponibilidade.

Durante o processo de certificação, com duração de apenas 11 meses, a liderança do projeto sempre apresentou documentos analíticos com muita informação e qualidade. Foram criados dez indicadores, sendo um deles dedicado a medir o índice de retrabalho da equipe. Este indicador está ajudando a Orsitec entender o quanto efetivamente este problema impacta na produtividade da equipe, já que antes isso não era apurado.

“Trabalhar com a Templum foi uma experiência fantástica. O processo todo foi permeado por muito aprendizado e suporte constante e efetivo da consultoria”, Karina de Macedo Sell, assessora comercial e de qualidade da Orsitec.

Empresa já estima melhoria de 20% na gestão

A diretoria da Orsitec já aponta que a certificação é responsável direta pela melhoria de cerca de 20% na gestão do negócio e isso é apenas o começo, já que a empresa tem expectativa de superar e muito este índice nos próximos anos. Os planos atuais incluem investimento na melhoria dos processos de gestão com foco na manutenção da norma ISO 9000 para suportar o objetivo futuro de expansão na quantidade de clientes atendidos. Após a certificação, a Orsitec realizou uma ação de comunicação com os clientes, o que gerou reconhecimento e aumento da credibilidade da empresa perante este tão importante público.