Larissa Alarcão
Por Larissa Alarcão

A Relação entre o PBQP-H e a Minha empresa

5.0 02 Essa é uma das dúvidas que escutamos com frequência, qual é a verdadeira relação na rotina da minha empresa com o PBQP-H? A certificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) vai além de um selo na construtora e de controles apenas das obras. Com a implementação do PBQP-H, é […]


Tempo de Leitura: 3 minutos

Essa é uma das dúvidas que escutamos com frequência, qual é a verdadeira relação na rotina da minha empresa com o PBQP-H?

A certificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) vai além de um selo na construtora e de controles apenas das obras. Com a implementação do PBQP-H, é desenvolvido um sistema de gestão da qualidade (SGQ) na construtora. Por isso, também possibilita uma certificação na ISO 9001.

Quando nos referimos ao termo “Sistema”, é realmente um envolvimento em toda a construtora, envolvendo todos os processos internos da empresa em um único sistema de gestão. Ao aplicar os requisitos da norma, é possível organizar e padronizar. Assim desde a análise estratégica da direção até o acompanhamento da assistência técnica após a entrega da obra.

Benefícios da Certificação

A certificação no PBQP-H traz diversos benefícios. E gostaria de exemplificar algumas situações rotineiras, que são comuns em toda construtora, para demonstrar o quão extensa é a atuação do SGQ.

Primeira Análise

A abordagem inicia pela análise interna da empresa, auxiliamos na identificação dos itens que há a necessidade de melhorias. Através das experiências vividas pela construtora, juntamente com os pontos fortes que já consideram um diferencial dos outros concorrentes e realizamos o levantamento das questões externas que afetam na empresa, que resultam no contexto e cenário atual da organização.

Abordagens

Na continuidade analisamos a abordagem estratégica e formas para auxiliar nas análises contínuas, em questões de mudanças propostas ou por necessidade. Como por exemplo, diante de uma pandemia uma pandemia. Onde são necessárias mudanças na gestão e na operação da empresa. Até mesmo em uma mudança de cargo ou de endereço da sede.

Desse modo, buscamos adotar algumas sistemáticas padronizadas, para otimizar o tempo e evitar esquecimento na rotina. Demonstrando também que, após realizar as análises dos riscos e oportunidades, mesmo em questões externas, existem ações que podemos deixar estruturadas, em busca de reduzir os possíveis impactos na construtora.

E para atuarmos nas obras, definimos como documento inicial o PQO – Plano de Qualidade da obra, que guia os itens principais que precisam de controles na rotina de cada obra, inclusive no controle tecnológico dos materiais, vinculando aos laudos necessários de cada fornecedor, além da programação para o cumprimentos dos ensaios em campo definidos pela norma de desempenho a NBR 15575.

Análise de departamentos

Nesse desenvolvimento da implementação do PBQP-H, seguimos a análise em todos os processos e departamentos da construtora, pois o sistema de gestão da qualidade permeia em todas as atividades principais. Ou seja, desde de o acompanhamento dos projetos e planejamento para atender à todos os requisitos aplicáveis. Necessário para o levantamento dos custos da obras e termos um cronograma mais assertivo. Até mesmo nos controles de compras e recebimento dos materiais, e também atuamos na gestão de pessoas, estruturamos o acompanhamento contínuo dos treinamentos necessários para funcionários e prestadores de serviço.

Assim, esses são exemplos de situações que abrangem todas as construtoras e também estão relacionadas aos controles que impactam na obra, demonstrando como realmente é possível alcançar os benefícios da certificação do PBQP-H. E para ajudá-lo a desenvolver esses itens na sua construtora veja como a Templum pode te ajudar nessa jornada, para que você também possa nos contar a sua história de ganhos e benefícios obtidos com o PBQP-h!

 

[Construção Civil] PBQP-H Confira o Prazo para Certificar sua Empresa

 

Por isso, clique no banner e entre em contato com nossos especialistas para dar o próximo passo!

PBQP-H: qual o custo para certificação?

Larissa Alarcão

Consultora em Templum Consultoria
Formada em Engenharia Civil, é especialista em Sistema de Gestão nas normas ISO 9001,ISO 14001, ISO 45001 e PBQP-H. Experiência em gestão da qualidade aplicada à obras, com certificado em componentes, sistemas construtivos, soluções de projeto, ensaios e avaliações para atendimento à ABNT NBR 15575.
Larissa Alarcão

Últimos posts por Larissa Alarcão (exibir todos)