Carlos Eduardo Moura
Por Carlos Eduardo Moura

Planejamento é pensar e refletir antes de agir e decidir

No ramo empresarial muito se fala na importância do planejamento estratégico para as empresas. Mas eu lhe pergunto: qual o significado deste termo tão formal? Afinal, o que é um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? Para facilitar, vamos começar pela palavra PLANEJAMENTO. Nos livros este termo é apresentado como “processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura […]


No ramo empresarial muito se fala na importância do planejamento estratégico para as empresas. Mas eu lhe pergunto: qual o significado deste termo tão formal?

Afinal, o que é um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Para facilitar, vamos começar pela palavra PLANEJAMENTO. Nos livros este termo é apresentado como “processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa” (em “Planejamento Estratégico”, de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira).

Confuso, não?

Fugindo dos termos técnicos e fazendo uso de palavras menos formais, podemos dizer que PLANEJAMENTO “é o ato de pensar e refletir antes de agir e decidir”. Agora ficou mais fácil, não?

Vou utilizar exemplos do nosso cotidiano. Imagine o seguinte ato: ACORDAR. Quais os primeiros pensamentos que vêm à sua mente? Geralmente, neste momento passa-se um flash em nossa cabeça com todas as obrigações que temos para aquele dia, que serão cumpridas até a hora de dormir novamente.

Utilizando ainda o ato de acordar, quais atividades estão em nosso cotidiano?

  1. Tomar banho
  2. Trocar de roupas
  3. Preparar o café
  4. Acordar o filho
  5. Deixar o filho na escola

Mesmo que a sua rotina diária seja diferente, eu lhe pergunto: você pensa e reflete antes de agir?

Logicamente que sim! Pensar e refletir são ações que fazem parte da natureza humana. Quantas vezes no percurso para o trabalho pegamos um atalho para fugir do trânsito, ou então, fazemos compras no mercado para a semana toda, visando obter um melhor resultado, com menor desgaste físico, emocional, intelectual, financeiro, e o mais cobiçado de todos, ganhar tempo? São muitas as razões.

Conclusão: o PLANEJAMENTO diário e contínuo acontece, mesmo que de forma intuitiva.

A questão é: você planeja sua rotina de trabalho? O quanto tem sido eficiente o planejamento que está sendo efetuado na sua empresa? Ele tem trazido resultados bons e satisfatórios?